Nonato Guedes
O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB) foi o único parlamentar presente na visita técnica do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao Hospital “Napoleão Laureano”, na tarde de ontem, 25. O ministro, na oportunidade, confirmou que a Pasta da Saúde vai liberar recursos para a compra de um novo acelerador linear para expansão da radioterapia, que atende pessoas de famílias carentes de diferentes localidades e regiões do Estado da Paraíba. Ruy Carneiro é o parlamentar que mais destina emendas ao “Napoleão Laureano”, o hospital mais importante no tratamento do câncer do Estado da Paraíba.
No ano passado, o tucano encaminhou mais de R$ 2,2 milhões à unidade de saúde e, no início deste mês, liderou uma comitiva de representantes de hospitais filantrópicos em Brasília, durante audiência com Marcelo Queiroga. Agora, o ministro veio conhecer a estrutura do hospital e a real necessidade da aquisição de um novo acelerador linear. O ministro, de acordo com Ruy Carneiro, sinalizou positivamente para a compra do equipamento. “Vamos ajudar o Laureano com o acelerador linear e isso vai ser muito importante para a população paraibana”, confirmou. Ruy Carneiro comemorou: “A compra do acelerador linear é uma ação importante, pois vai permitir uma precisão maior na execução da radioterapia para pacientes em tratamento do câncer. Vamos ajudar a salvar muitas vidas, de pessoas da Paraíba e até de de outros Estados”.
Durante a visita, o ministro Marcelo Queiroga fez questão de ressaltar a importância do trabalho do deputado Ruy Carneiro na busca por melhorar a qualidade do atendimento no hospital Napoleão Laureano. “Nós sabemos que o tratamento do câncer avançou muito e se deve à quimioterapia, que é fundamental nesse tratamento, e Ruy, com sua atuação parlamentar, trouxe recursos para renovar toda a ala de quimioterapia do hospital Napoleão Laureano”, destacou. Queiroga garantiu que o trabalho continuará alinhado à luta do parlamentar pelos hospitais filantrópicos. “Vamos ajudar ainda mais os hospitais que atuam na luta contra o câncer”, enfatizou o ministro. Ruy Carneiro aproveitou para reforçar ainda os nomes de outros hospitais que também atuam no tratamento de pessoas com câncer, como Hospital São Vicente de Paulo, Padre Zé e FAP(Campina Grande).
A nova visita do ministro Marcelo Queiroga à Paraíba repercutiu na mídia paulista, inclusive com críticas por ter promovido suposta aglomeração. A revista “Forum” divulgou esse texto: “Adotando uma conduta cada vez mais parecida com a do seu chefe, Jair Bolsonaro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, aproveitou sua passagem por João Pessoa (PB) nesta sexta-feira, 25, para se aglomerar em um posto de vacinação e dançar forró com uma pessoa “fantasiada” de coronavírus. O médico está na cidade para participar da aplicação da vacina Janssen contra a Covid, que chegou mais cedo ao país através de doação dos Estados Unidos”. Após publicar o vídeo com o ministro “aglomerando”, a publicação prossegue:
– Exatos três meses após tomar posse, o ministro Marcelo Queiroga mostra alinhamento com o chefe Jair Bolsonaro, inclusive em relação ao trato com jornalistas que fazem perguntas que incomodam o governo. Na última quarta-feira, 23, o ministro, que usava máscara que não cobria o nariz, se irritou e abandonou uma entrevista no Palácio do Planalto a ser indagado sobre a vacina Covaxin, que está no epicentro de um suposto esquema de corrupção do governo. Queiroga afirmou que o ministério “não comprou sequer uma dose da vacina Covaxin”, depois de evento de abertura do Fórum sobre Proteção Integrada de Fronteiras e Divisas, no Palácio do Planalto. Ao ser questionado se o governo compraria a vacina com o preço acima da média, Queiroga se irritou e respondeu: “Eu falei em que idioma? Falei em português. Então, não foi comprada uma dose sequer da vacina Covaxin nem da Sputnik”, abandonando a entrevista.