Nonato Guedes
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, do Progressistas, sugeriu, hoje, em declarações à imprensa, o nome do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, do mesmo partido, para compor a chapa que o governador João Azevêdo vai liderar à reeleição no pleito do próximo ano. Ao programa “Correio Debate”, do Sistema Correio de Comunicação, Lucena indicou que Aguinaldo Ribeiro é um excelente nome para figurar, por exemplo, como candidato a vice-governador no projeto em que Azevêdo tentará um segundo mandato. Lembrou que Aguinaldo, além da atuação destacada como deputado federal e estadual, chegou a ser ministro de Estado, uma referência ao período em que Ribeiro foi titular da Pasta das Cidades no governo da presidente Dilma Rousseff, do PT, alvo de impeachment.
Cícero Lucena, que foi eleito prefeito da Capital em 2020 no segundo turno com o apoio decisivo do governador João Azevêdo (Cidadania) mencionou, também, as ligações do deputado Aguinaldo Ribeiro com prefeitos e lideranças políticas municipalistas do Estado, bem como a sua sensibilidade, enquanto homem público, para com as reivindicações e causas do interesse das populações interioranas. Até então, Cícero Lucena vinha evitando abordar temas políticos ligados à disputa eleitoral do próximo ano, com o argumento de que a prioridade sua está sendo o enfrentamento ao coronavírus e à luta por vacinas, em conjunto com o governo do Estado. Mas já havia manifestado apoio à candidatura de Azevêdo à reeleição e também defendido espaços para o PP na chapa majoritária.
O prefeito da Capital voltou a argumentar que além de Aguinaldo, irmão da senadora Daniella Ribeiro, o PP tem outros quadros valiosos que podem ser examinados para composição política no pleito vindouro e mencionou o fortalecimento da agremiação nas eleições municipais de 2020, com sua própria ascensão, no segundo turno, ao comando da edilidade. A vaga de vice no segundo mandato de João Azevêdo está sendo reivindicada por outros partidos e líderes políticos, como o deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, que ainda se encontra filiado ao PSB, mas no começo de 2022 estará concretizando seu ingresso no “Avante”, onde alguns aliados seus já estão acomodados.
Cícero Lucena anunciou viagem a Brasília para manter contatos na Frente Nacional de Prefeitos, de cuja diretoria faz parte, com autoridades como o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL) e representantes do governo do presidente Jair Bolsonaro, encaminhando reivindicações de interesse de João Pessoa que contemplam outros municípios paraibanos. O vice-prefeito Leo Bezerra (Cidadania), preparando-se, hoje, para novamente se investir na titularidade, falou em continuidade das ações que vêm sendo empreendidas por Cícero Lucena e destacou que o avanço na vacinação da população pessoense continua sendo prioridade máxima da atual gestão. De acordo com ele, o entrosamento com Cícero Lucena é absoluto, citando como exemplo que, semanalmente, ambos cumprem agenda de inspeção a obras públicas e visita a logradouros para encaminhar providências referentes a demandas que clamam por solução.