Foi divulgada, ontem, a vigésima nona avaliação do cenário da pandemia do coronavírus no Estado e, segundo as autoridades da Secretaria de Saúde, a Paraíba está com cinco municípios na bandeira laranja, 218 na bandeira amarela e nenhum na bandeira vermelha ou verde. O Litoral está totalmente na bandeira amarela. A queda de novos casos e de mortes por Covid-19 tem sido admitida por autoridades e chamado a atenção nos últimos dias. A versão oficial é que a ocupação de leitos foi consideravelmente reduzida, havendo, em consequência, mais flexibilizações nos decretos estadual e municipais quanto ao funcionamento de atividades comerciais e outros serviços.
O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, e o secretário-executivo Daniel Beltrammi, admitem que o avanço da vacinação tem contribuído para o menor número de internações por casos graves da Covid 19. Alegam que esse cenário já foi constatado com a redução de internação de idosos, mas, mesmo assim, insistem com a população para não relaxar nas medidas de prevenção como o uso de máscaras, álcool em gel e higienização das mãos. A última vez que ocorreu predominância da bandeira amarela na Paraíba foi na avaliação divulgada em primeiro de maio deste ano. O Estado já aplicou mais de dois milhões de doses de imunizantes, entre primeira e segunda doses. No último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado na sexta-feira, 9, o percentual de leitos de UTIs ocupados era de 40%.
De acordo com levantamento divulgado pelo G1, mais de 30 milhões de pessoas já tomaram as duas doses ou dose única de vacinas contra a covid no Brasil. São 30.398.817 de pessoas vacinadas – 28.099.821 da segunda dose e 2.298.996 da dose única, o que corresponde a 14,36% da população, de acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa divulgados às 20h de ontem. A primeira dose foi aplicada em 83.521.107 pessoas, o que corresponde a 39,44% da população. Somando a primeira, a segunda e a dose única, são 1139.919.924 doses aplicadas no total desde o começo da vacinação em janeiro. O Amapá é o único Estado que ainda tem menos de 10% de sua população imunizada com as duas doses ou dose única de vacinas contra a covid. Entre os Estados com mais imunizados estão Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.