Nonato Guedes
O vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), elogiou, nesta segunda-feira, a fala do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, garantindo a realização das eleições de 2022 no Brasil, mesmo que a proposta do voto impresso auditável, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, não seja aprovada. Na semana passada, Bolsonaro ameaçou as instituições ao enfatizar que, sem o voto impresso, não irá acontecer eleição no Brasil no ano que vem. Foi durante fala em que acusou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de participar de fraudes eleitorais, sem, no entanto, apresentar provas da acusação.
Ao destacar a fala do vice-presidente Hamilton Mourão, o senador Veneziano Vital lembrou que também na semana passada criticou as Forças Armadas pela nota em que, desproporcionalmente, rebateu declarações do presidente da CPI da Covid, no Senado, Omar Aziz (PSD-AM) que, ao constatar integrantes das Forças Armadas envolvidos em denúncias relacionadas a erros ou superfaturamentos nas compras de vacinas no Brasil, citou o que seria “um lado podre” das Forças Armadas. Ao mencionar a fala de Mourão nesta segunda, Veneziano a destacou como um “ato de pleno compromisso com o país”.
– Se coube o registro de repulsa aos desatinos inconsequentes dos representantes das Forças Armadas, quando lançaram-se contra as instituições democráticas, cabe-nos felicitar, em ato de pleno compromisso com o país, a fala do vice-presidente Hamilton Mourão em defesa da realização de eleições em 2022 – acrescentou Veneziano Vital do Rêgo.