O vereador Dinho Dowsley (Avante), presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, foi recebido em audiência em Brasília no final da tarde de ontem pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, para tratar da liberação de empréstimo para construção do novo prédio do Poder Legislativo Municipal da Capital paraibana. A audiência foi considerada bastante produtiva e contou também com as presenças do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), da vereadora Eliza Virgínia (PP), vice-presidente da Câmara, do segundo secretário da Mesa Diretora, Tarcísio Jardim (Patriotas), além de alguns integrantes técnicos da Caixa Econômica Federal.
Durante o encontro, o vereador Dinho, presidente da Câmara, repassou ao presidente da Caixa Econômica e à sua equipe técnica documentos necessários ao processo para a liberação de crédito destinado à construção do novo empreendimento. “Essa audiência com o presidente Pedro Guimarães e a sua equipe técnica teve um avanço muito importante. Nós trouxemos a documentação necessária, como as notas técnicas, as condições financeiras, tanto do município quanto da Câmara Municipal de João Pessoa, para que possamos garantir a operação de crédito”, explicou Dinho. O dirigente da Casa de Napoleão Laureano lembrou que o prédio da CMPJ é antigo e que a capital paraibana já carece há muito tempo de uma nova sede para o legislativo municipal.
– A Câmara foi construída na década de 70 para 12 vereadores. Hoje, são 27 parlamentares acomodados em um prédio com mais de 50 anos. A cidade avança e já vai se projetando para quase l milhão de habitantes. Nós precisamos ter um plenário com condições necessárias para receber o público e que chegue à altura da nossa Capital – argumentou. Na oportunidade, o deputado Aguinaldo Ribeiro destacou a importância da presença do presidente da Câmara e da Mesa Diretora para viabilizar o investimento. De acordo com o parlamentar, a iniciativa está alinhada com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), que também está participando do processo.
O presidente da CEF, Pedro Guimarães, destacou que a Caixa é o banco que financia o maior número de prefeituras, principalmente as do interior. “A Caixa é o mairo banco do Brasil. E é o banco que financia o maior número de prefeituras. Nós financiamos mais de 600 no ano passado. E quando nós assumimos a Caixa era um número bem menor. Em especial no interior do Brasil, Norte/Nordeste. E é preciso reforçar que a Caixa é, em especial neste governo, o banco de todos os brasileiros”, concluiu. Enquanto isso, em Brasília, a vice-presidente da Câmara, Eliza Virgínia, se encontrou com o senador Marcos Rogério, para discutir e apoiar a convocação dos integrantes do Consórcio Nordeste para a CPI da Covid, instalada no Senado. Além disso, a parlamentar tem buscado avanços para a Câmara Municipal de João Pessoa, verificando o andamento da Interlegis – Escola Legislativa, da ampliação da TV Câmara e o empréstimo para a nova Câmara da Capital.