Nonato Guedes
Depois de avaliações e reuniões promovidas com equipes técnicas da Secretaria de Saúde do município e com setores logísticos de outras Secretarias, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) anunciou na tarde de ontem a realização de um mutirão de vacinação contra a Covid-19 que está sendo deflagrado nesta sexta-feira em três etapas. “Felizmente, João Pessoa está avançando de forma bastante significativa no processo de imunização dos diferentes grupos prioritários, graças ao planejamento que estamos colocando em prática, conjuntamente com o governo do Estado e o Ministério da Saúde, e esta é uma excelente contribuição para reduzirmos cada vez mais o número de casos de contaminações pela doença e de leitos de UTI Covid ocupados”, ressaltou o prefeito Cícero Lucena.
A programação divulgada ontem pelo próprio prefeito em redes sociais prevê a imunização hoje, logo cedo, do público de 40+ sem comorbidade, cujo agendamento já estava liberado a partir das 18h de ontem. Na sequência, serão abertas vagas para 35+ em pelo menos duas fases de agendamento durante o sábado e, se tudo der certo, dentro das expectativas, “no domingo chegaremos a 30+ com agendamento prévio durante todo o sábado. Assim, ao terminar todo este trabalho, chegaremos a 75% da população da nossa cidade imunizada pelo menos com a primeira dose contra a Covid”, esclareceu o prefeito Cícero Lucena. De acordo com ele, o escalonamento se faz necessário para que sejam evitadas possíveis aglomerações, daí o apelo que fez para que as pessoas, antes de se dirigir a um dos pontos de vacinação, consultem no site da prefeitura todos os horários disponíveis de agendamento para cada faixa etária.
Na entrevista coletiva que concedeu, ontem, Lucena revelou que o Município está recebendo aproximadamente 65 mil doses de vacina e que a intenção é investir no mutirão de 48 horas ininterruptas de imunização para ampliar a cobertura vacinal na cidade. Para esta operação, a prefeitura cogita disponibilizar 28 postos de vacinação, sendo 22 para pedestres, que funcionarão no período das 8h às 17h, e seis do tipo drive-thru, com atendimento ininterrupto de 48 horas, a partir das 10h. “Vamos abrir vagas a cada quatro horas e baixar a idade levando em consideração a procura e o saldo de doses disponíveis”, acrescentou o gestor de João Pessoa, lembrando que os integrantes de grupos sociais devem apresentar documentos oficiais com fotos, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa.
Ao ressaltar os esforços que têm sido empreendidos desde a sistematização do Plano Nacional de Imunização, o prefeito Cícero Lucena salientou que sua administração elaborou um planejamento eficaz e realista, levando em consideração a disponibilidade de doses de vacinas, assim como doses remanescentes que estão sendo aplicadas para a primeira vacina ou para complementar a segunda. Tudo isto, de acordo com ele, tem sido feito dentro de critérios de responsabilidade e em articulação com o Ministério da Saúde, de forma a que não sejam prejudicadas pessoas com direito à segunda ou à primeira dose de imunizantes. Ele comentou que o seu prognóstico quanto à possível vacinação em massa da população residente na Capital até o dia cinco de agosto, data de sua fundação, foi feito de forma otimista, prevendo as variantes do processo que está desencadeado. “Mas é claro que estamos nos empenhando para acelerar metas”, sublinhou o prefeito. Ontem, a Paraíba contabilizou mais 1.310 casos confirmados de Covid-19, totalizando 411.054, e o número de óbitos em virtude da infecção causada pelo coronavírus subiu de 8.829 para 8.841 entre a quarta-feira e a quinta-feira. Mas a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, pediátrico e obstétrico, em todo o Estado, estava estimada em 35%.