O deputado estadual Eduardo Carneiro visitou engenhos da cidade de Areia, no Brejo paraibano, e divulgou a lei 11.879/21, de sua autoria, que classifica o município como “Capital Paraibana da Cachaça”. Nos encontros, o parlamentar entregou placas atestando o título para os produtores. Ele foi até os engenhos de Turmalina da Serra, Cachaça Ipueira, Engenho Triunfo e Cachaça Matuta. Ressaltou a capacidade produtiva e qualidade da bebida desenvolvida, aspectos que destacam a cidade a nível nacional e projetam o nome da Paraíba.
– Foi uma oportunidade para diálogo, onde pude expor a repercussão da lei, a importância dela para a valorização do trabalho desenvolvido pelos produtores e as formas que podemos avançar daqui para a frente. Reconhecer o que tem sido feito é o primeiro passo, ouvindo e discutindo com quem faz essa produção acontecer. Assim, ampliamos ainda mais a nossa expectativa de atuação”, enfatizou. O município tem ganhado, cada vez mais, destaque nacional. Eduardo Carneiro lembrou que a publicação “A Cachaça no Brasil: Dados de Registros de Cachaças e Aguardentes”, feita pelo ministério da Agricultura, apontou o aumento no número de produtores de cachaça na Paraíba e ainda destacou Areia, escolhida como a “Capital Paraibana da Cachaça”, conforme lei do deputado.
Disse mais: “Nosso gesto é de reconhecer, valorizar e incentivar esses produtores que impulsionam Areia e ajudam no desenvolvimento da cidade e região. Sabemos que a cadeia produtiva contribui para a geração de emprego e renda, sem falar no Turismo, que tem sido tão fomentado”. Conforme o documento produzido pelo governo federal, a Paraíba aumentou em 21% o número de estabelecimentos produtores de cachaça e está entre os dez Estados que mais produzem a bebida, ocupando a sétima posição.