O deputado estadual Eduardo Carneiro participou da reunião de elaboração do Plano do Roteiro da Sociobiodiversidade – Cachaça. O encontro ocorreu no Hotel Triunfo, no município de Areia, Brejo paraibano, e tem a Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, que ele preside, como parceira do plano. Participaram do encontro representantes dos engenhos da cidade de Areia, representantes do Sistema “S” (Sesc, Sesi, Senai, Sebrae e Senac) e representantes da sociedade civil organizada.
Para o parlamentar, a implementação do Roteiro da Sociobiodiversidade da Cachaça vai promover ganho em diversos aspectos. “Além de evidenciar a diversidade biológica e a cultura da cachaça brasileira, o Roteiro ainda vai contribuir para a geração de renda, inclusão produtiva e, consequentemente, fomentar o desenvolvimento do município, que já é tão conhecido pelo seu potencial na fabricação de cachaça”, argumenta Eduardo. Entre as pautas da reunião constavam o projeto “Caminho dos Engenhos”, financiado pelo governo federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizado pelo Instituto Nacional do Semiárido, Fundação Parque Tecnológico, Incubadora de Agronegócios das Cooperativas, Organizações Comunitárias, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande e outros parceiros.
Após a reunião, foi realizada visita a estabelecimentos da cidade, bem como a entrega formal das placas alusivas à “Capital Paraibana da Cachaça”, referente à Lei 11.873/21, de autoria do deputado Eduardo Carneiro, que confere à cidade de Areia o referido título.