O deputado federal Rafael Pereira (Rafafá), do PSDB da Paraíba, testou positivo para a Covid-19. No último sábado, 24, ele não se sentiu bem e procurou uma unidade de saúde, onde realizou o teste, detectando a contaminação pelo coronavírus. O parlamentar está com sintomas leves como dor de cabeça, indisposição e coriza, e se recupera em casa da doença. Suplente de deputado, ele assumiu a titularidade com licença requerida pelo deputado Pedro Cunha Lima, também do PSDB, e se destacou nas sessões por projetos apresentados e pela defesa enfática da causa LGBT, definindo-se como “o primeiro deputado assumidamente gay do Brasil”.
“Rafafá” manteve seus compromissos de trabalho normalmente até a sexta-feira e aproveitou para falar com algumas pessoas interessadas em encaminhar demandas. “Em todo momento eu estive de máscara, mas acho importante fazer este alerta a quem teve contato comigo. Já falei com alguns, pois entendo que precisamos ter cuidado não apenas conosco, mas com as outras pessoas também. É um dever cidadão”, ressaltou. Enquanto isso, o ex-deputado federal Luiz Couto, do Partido dos Trabalhadores, recupera-se bem, no hospital da Unimed em João Pessoa, de complicações da Covid. Ele foi diagnosticado com a doença na última sexta-feira, apesar de já ter tomado as duas doses da vacina contra o novo coronavírus.
Couto tem 76 anos e, embora apresentasse comorbidades, não precisou ser levado para uma Unidade de Terapia Intensiva, ficando recolhido a um leito de enfermaria. A assessoria do ex-parlamentar justificou que o quadro de saúde dele não se agravou pelo fato de Luiz Couto ter tomado as duas doses da vacina contra a Covid e, também, o imunizante contra a gripe. Nas eleições de 2018, Couto foi candidato ao Senado pelo PT. Chegou a fazer parte do governo João Azevêdo, ocupando uma secretaria de Estado, mas saiu do governo em meio a divergências com a administração. Ele é ligado ao ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), que, de acordo com versões, estaria encetando movimentos para retornar aos quadros do PT.