De acordo com o maior consenso internacional sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), a doença afeta cerca de 5,9% de crianças e adolescentes e 2,5% de adultos. O estudo publicado no periódico Neurociescence and Biobehavioral Reviews no primeiro semestre deste ano reuniu 79 pesquisadores de 27 países que alertaram para a necessidade de se dar importância aos sintomas e efeitos do transtorno, a fim de que se tenha a chance de tratamentos preventivos. Na Paraíba, a Lei 11.014/2017, de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) institui a Semana de Informação e Conscientização sobre TDAH, que se realiza na primeira semana de agosto e integra o Calendário Oficial do Estado.
Para o autor da propositura, conscientizar a população acerca do transtorno é contribuir para melhores condições aos que convivem com a doença. “Conscientizar a população sobre o que é o TDAH é contribuir para que as pessoas não confundam os sintomas com casos de indisciplina, que comumemente gera insatisfação em pais, professores e todos que convivem com as pessoas afetadas pelo transtorno. Além disso, a informação pode reduzir significativamente conflitos de ordem familiar, escolar, problemas comportamentais e psicológicos, favorecendo, consequentemente, uma melhor qualidade de vida tanto para quem tem o transtorno quanto para quem convive com a pessoa”, destacou Jutay.
Segundo a propositura, a Semana deve contar com elaboração de cartilhas que promovam a conscientização de educadores, familiares, privilegiando informações sobre o conceito do TDAH, sintomas, diagnósticos e tratamento.