Nonato Guedes
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), recebe congratulações hoje pelo transcurso dos seus 64 anos de idade, coincidindo com as celebrações alusivas aos 436 anos da Capital do Estado da Paraíba. Em companhia da primeira-dama Lauremília Lucena, Cícero participou da missa em homenagem ao aniversário da cidade, que definiu como “um dos momentos mais emocionantes deste dia, uma pausa para reflexão e agradecimento”. O casal acompanhou a bênção da imagem peregrina de Nossa Senhora e disse ter tido a alegria de ser recebido pelo arcebispo metropolitano Dom Manoel Delson e toda a equipe da liturgia com uma agradável surpresa pelo seu próprio aniversário.
– Meu nome neste dia é gratidão. Não me canso de agradecer a Deus e a todas as pessoas que estão me enchendo de palavras de carinho e boas energias. Muito obrigado – manifestou o prefeito em rede social, com imagens dos atos religiosos de que participou. Nascido em São José de Piranhas, no Sertão paraibano, no dia 05 de agosto de 1957, Cícero projetou-se em João Pessoa, entre outras atividades, como empresário do ramo da construção civil. Em 1990, ingressou na política concorrendo ao cargo de vice-governador do Estado na chapa encabeçada por Ronaldo Cunha Lima (PMDB), que foi vitoriosa em segundo turno, derrotando o ex-governador Wilson Leite Braga. Quando Ronaldo se afastou do cargo para concorrer a um mandato de senador em 1994, Cícero foi alçado à titularidade na chefia do Executivo Estadual pelo período de dez meses, demonstrando dinamismo e rapidez na solução de problemas relevantes que afetavam a Paraíba.
A partir de então enriqueceu sua biografia elegendo-se por duas vezes prefeito de João Pessoa, em 1996 e 2000. Mais tarde, em 2006, foi eleito senador pelo PSDB, tendo ocupado cargos de projeção na Mesa Diretora da Casa. Ele foi, também, secretário de Políticas Regionais, com status de ministro, num dos governos do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Ocupava cargo vinculado ao Ministério do Planejamento, que era, então, dirigido pelo ex-governador de São Paulo e senador José Serra. Cícero voltou a disputar mandato eletivo em 2020, surpreendendo alguns analistas políticos e concorrendo pela terceira vez à prefeitura de João Pessoa, agora pela legenda do Partido Progressistas. Ele venceu, em segundo turno, o candidato do MDB, Nilvan Ferreira (hoje presidente estadual do PTB) e apresentou como trunfo a sua experiência administrativa que, conforme prometeu, seria valiosa no enfrentamento à pandemia de coronavírus e a outros desafios administrativos.
Na manhã de hoje, Cícero Lucena comandou a inauguração da ciclofaixa da PB-008 em João Pessoa, espaço que será uma segurança a mais para os ciclistas que atualmente já utilizam o trecho que vai da entrada da Penha até o Centro de Convenções. Estiveram presentes vereadores de diferentes partidos e outras lideranças. Com a ampliação, o circuito de ciclismo ganha 7,2 km de extensão somando ida e volta. Antes da intervenção, a ciclofaixa se estendia da Estação Ciência até o Posto Federal na entrada da praia da Penha. “Nós queremos transformar nossa cidade na Capital do Esporte. Cresceu muito a utilização de bicicletas e estaremos juntos apoiando por ser uma atividade saudável que melhora a qualidade de vida. Vamos investir em eventos de diversas modalidades para consolidar João Pessoa como cidade que incentiva e apoia o esporte”, declarou o prefeito. O superintendente da Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), George Moraes, frisou que o projeto é levar ainda mais estrutura para o local. “Este espaço vai ganhar câmeras de monitoramento, radar de velocidade e uma atenção especial da Semob-JP para garantir fiscalização, educação e monitoramento de seu uso. O nosso propósito é garantir uma prática esportiva com muita segurança ao ciclista e também para os demais modais do trânsito”, afirmou.