Nonato Guedes
O governador João Azevêdo (Cidadania), que foi hoje a Campina Grande e outros municípios da região para compromissos administrativos, considerou normal o encontro mantido, ontem, em Brasília, entre o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, observando que o parlamentar paraibano preside o seu partido no Estado e que não lhe cabe nenhuma ingerência nas conversas e decisões tomadas na esfera sob seu controle. Azevêdo admitiu ter ficado surpreso com a realização do encontro entre Veneziano e Lula, por não ter sido comunicado previamente, mas salientou que como “agente político e presidente de partido, ele (Veneziano) tem total liberdade de ação e de conversas políticas”.
Provocado por jornalistas sobre possíveis desentendimentos entre Veneziano e ele, tendo como pano de fundo a perda do controle do “Podemos” no Estado pelo grupo do senador, o governador João Azevêdo limitou-se a dizer que seu esquema mantém o diálogo com o MDB, exemplificando que o ex-governador Roberto Paulino, vice-presidente do diretório estadual emedebista, exerce a Secretaria de Governo do Estado e está afinado com as suas diretrizes administrativas. Veneziano teve seu nome, recentemente, especulado como provável candidato do MDB ao governo, mas tem se esquivado de comentários ou declarações à imprensa acerca de alegadas divergências com Azevêdo. Ontem, após o encontro com o ex-presidente Lula e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), Veneziano postou o seguinte, em redes sociais:
– Estive, com renovada alegria, em encontro com o ex-Presidente Lula e a Presidente Gleise Hoffmann. Instantes suficientes para falarmos sobre questões diversas. Agradecido à carinhosa e generosa atenção do Presidente.
Antes do senador emedebista, o ex-presidente Lula havia recebido o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, que está se desfiliando do PSB e retornando aos quadros do PT, pelo qual pretende disputar o Senado nas eleições do próximo ano. Por sua vez, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), que já foi filiado ao PT, foi recebido esta semana pela deputada federal Gleisi Hoffmann e pelo deputado José Guimarães (CE), que lidera o Grupo de Tática Eleitoral do PT. O ex-gestor da Capital não desceu a detalhes sobre as conversas, sinalizando apenas que envolveram a discussão de cenários para a disputa eleitoral do ano que vem. Na manhã de hoje, causou estranheza o fato de que a mulher de Veneziano, Ana Cláudia Vital do Rêgo, que é secretária de Estado no governo Azevêdo, não ter acompanhado o governador em visita a obras em Campina Grande, embora estivesse na cidade, participando de um evento particular.
A assessoria do governador informou que ele cumpre nesta sexta-feira, 6, agenda de inaugurações e visitas a obras em Campina Grande e em seis cidades do Brejo paraibano. Em Campina, inaugurou a sede do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, ampliando o atendimento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar para mais 34 cidades. Na sequência, foram programadas visitas a seis cidades – Alagoa Nova, Remígio, Areia, Alagoa Grande, Alagoinha e Guarabira. A visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Paraíba neste mês de agosto continua confirmada, segundo revelou o presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, salientando, porém, que os detalhes da programação e dos contatos com líderes políticos ainda não foram “fechados” entre organizadores.