O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) visitou, ontem, as obras do Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa em Campina Grande, que nasce para fortalecer o ecosssistema educacional Unifacisa e para tornar a cidade uma referência em saúde. Juntamente com o empresário Dalton Gadelha, o parlamentar destacou a importância do empreendimento para o desenvolvimento regional, com novas probabilidades na área da saúde e também na geração de emprego e renda. O deputado disse ter destinado emenda parlamentar no valor de R$ 1.20.000,00 para aquisição de equipamentos do novo hospital, o Help.
– O Help vai mudar a realidade da saúde pública em Campina Grande, na Paraíba e no Nordeste. Muda todo o fluxo de formação na medicina, de serviços, de geração de emprego e renda, além de dar um novo patamar de formação universitária. O hospital vai desafogar a FAP, o ISEA, desafoga o Napoleão Laureano porque abre espaços para novos equipamentos. É realmente um grande equipamento com um investimento extraordinário que merece nosso apoio e conta com nossa vibração – destacou o parlamentar.
Pedro Cunha Lima já conversou com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com o objetivo de levar para o Help um projeto da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de eficiência energética hospitalar. “Nosso empenho e atuação estão focados no sentido de que esse projeto chegue até esse equipamento hospitalar que vai mudar a realidade de saúde pública, já que tem a possibilidade de 60% do atendimento no hospital Hepl ser feita pelo SUS”. O Help foi concebido com o propósito de promover uma verdadeira revolução nos serviços de saúde e no ensino médico da região Nordeste, com uma infraestrutura inovadora do ponto de vista de tecnologia e humanização do atendimento. Construído em um terreno com 2,5 hectares, o complexo hospitalar possui 300.000 metros quadrados de área construída, com mais de 400 leitos, UTI humanizada com 20 leitos adultos, 10 pediátricos e 10 neonatal.
O hospital ainda conta com 21 salas de cirurgia com uma exclusiva para a realização de cirurgias robóticas, 23 ambulatórios exclusivos para atendimento SUS e filantropia, centro de pesquisa e tratamento de hipertensão arterial, um moderno centro de diagnóstico por imagem e medicina nuclear, pronto atendimento adulto e pediátrico, hemodiálise, hemodinâmica, centro de reabilitação ortopédica, medicina nuclear e um centro de oncologia com equipamentos de última geração, além de um grande centro de treinamento médico e um núcleo de pesquisas científicas de ponta, com participação de parceiros nacionais e internacionais. Situado na cidade de Campina Grande, o Help possui uma posição geográfica estratégica, abrangendo todo o Estado da Paraíba e grande parte do interior do Nordeste, notadamente os Estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, com grande população em estado de vulnerabilidade, onde, para muitos, esse será o melhor e mais curto caminho para a solução de seus problemas de saúde, desafogando, assim, o já estrangulado sistema de atendimento médico das capitais nordestinas – pontuou Pedro Cunha Lima.