Por nomeação da presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, o advogado Antônio Barbosa Filho passa a ser o novo presidente do diretório municipal do partido em João Pessoa, tendo Vera Lúcia Farias como vice. Barbosa é aliado do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), que está se preparando para retornar às fileiras do PT em setembro. Na campanha eleitoral de 2020 para prefeito de João Pessoa, Antônio Barbosa divergiu da então executiva municipal petista quanto à candidatura própria do deputado Anísio Maia, que ficou em último lugar no páreo, e anunciou sua preferência pelo nome de Ricardo.
Até o ano passado, o PT municipal pessoense era presidido por Giucélia Figueiredo, que, no entanto, foi destituída do posto mediante intervenção da Executiva nacional. Houve disputa judicial para a retirada da candidatura de Anísio dentro da estratégia de apoio à candidatura de Ricardo Coutinho, mas a demanda foi inglória porque a Justiça reconheceu a legitimidade da convenção que homologou Anísio, tendo como vice Percival Henriques, do PCdoB, em coligação. Não obstante, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por gratidão ao ex-governador Ricardo Coutinho, gravou mensagem em vídeo, dirigida ao eleitorado pessoense, pedindo votos para o socialista e enaltecendo qualidades suas para voltar a administrar a prefeitura local.
A filiação do ex-governador Ricardo Coutinho ao Partido dos Trabalhadores, de onde saiu em 2003 para ingressar no PSB, já está definida e provavelmente ocorrerá no mês de setembro. A informação foi dada casualmente pela deputada federal Gleisi Hoffmann, dirigente nacional petista, ao deputado federal paraibano Gervásio Maia, atual presidente estadual do PSB, durante encontro nos corredores da Câmara Federal. Gleisi e Gervásio são membros titulares da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e, embora em partidos diferentes, sempre trocam ideias sobre questões políticas, inclusive, ligadas à Paraíba. A informação de Gervásio sobre a inconfidência de Gleisi foi dada em entrevista na Rádio BandNews Manaíra, de João Pessoa. O parlamentar socialista revelou, também, que até agora Ricardo não pediu desfiliação, formalmente, dos quadros do PSB. O ex-governador paraibano recentemente foi recebido em audiência pelo ex-presidente Lula da Silva e dirigentes nacionais petistas. Ricardo cogita lançar-se candidato a senador pelo PT da Paraíba em 2022.