Numa coletiva de imprensa na manhã de hoje na sede do Democratas em João Pessoa, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, hipotecou seu apoio à pré-candidatura do deputado federal Efraim Filho (DEM) ao Senado nas eleições do próximo ano. O senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente do diretório estadual do MDB, por sua vez, voltou a se declarar “fechado” com a pretensão de Efraim, externando o desejo, também, de apoiar a candidatura do governador João Azevêdo (Cidadania) à reeleição. Ao comentar as manifestações, Efraim Filho pontuou que não pretende “retroceder” na postulação e definiu como “plural” o seu projeto de se eleger senador no próximo ano.
Adriano Galdino ainda está filiado ao PSB mas, politicamente, é alinhado com o esquema do governador João Azevêdo e aguarda apenas a abertura da chamada “janela partidária” para ingressar em outro partido. Sua preferência é o Avante, onde já estão pessoas do seu círculo familiar e também integrantes do grupo político de que faz parte. Efraim Filho admitiu que, em retribuição pelo seu apoio à candidatura de Efraim, seis prefeitos da base do atual deputado democrata deverão apoiar a candidatura do seu irmão, Murilo Galdino, à Câmara Federal, no próximo ano. O presidente da Assembleia Legislativa falou, aleatoriamente, sobre abordagens que lhe foram feitas por pretendentes ao Senado, com supostos compromissos que, com o tempo, descobriu que não seriam cumpridos.
Ele revelou que já havia sido procurado pelo deputado federal Efraim Filho, quando este deflagrou articulações para candidatura ao Senado, mas deixou claro que não poderia assumir compromisso diante de pendências que julgava necessário resolver. “Agora, o compromisso está firmado”, arrematou Adriano Galdino, cujo nome é cogitado para compor a chapa majoritária encabeçada pelo governador João Azevêdo como provável candidato a vice-governador, assim como a secretária Ana Cláudia, esposa do senador Veneziano, também é cogitada como opção. O deputado Efraim Filho qualificou como expressivos os apoios que vem recebendo e disse que eles fortalecem, sobremaneira, a sua pretensão de se eleger ao Senado representando o Estado da Paraíba no pleito do próximo ano.