Nonato Guedes
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou-se com o governador da Paraíba, João Azevêdo, hoje pela manhã em Natal, onde se realizava uma assembleia do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), ocasião em que gestores discutiram a venda da participação da Petrobras nas distribuidoras de gás dos Estados. Foi um encontro rápido, com direito a abraço caloroso, e Lula disse a jornalistas que pretende dialogar com o Cidadania, partido do chefe do Executivo paraibano, no esforço que empreende para montar palanques múltiplos de apoio à sua candidatura ao Planalto em 2022.
Lula chegou a ser questionado sobre como vai conciliar adversários políticos que se enfrentam na Paraíba mas que se dizem interessados em apoiar sua pretensão ao Planalto, renegando composição com a candidatura do presidente Jair Bolsonaro. O ex-presidente tangenciou nessa questão, apenas lembrando que sempre dialogou com políticos de diferentes facções na Paraíba, como os ex-governadores José Maranhão, Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho. O ex-presidente está encerrando um primeiro giro pelo Nordeste, em que visitou vários Estados, discutindo temas nacionais e a possibilidade de alianças e candidaturas estaduais. Na segunda quinzena de setembro ele deverá vir à Paraíba, depois de resolvida a questão da refiliação do ex-governador Ricardo Coutinho aos quadros do PT.
Perante outros governadores da região que participaram do encontro em Natal, João Azevêdo afirmou que o Estado exercerá a preferência de aquisição das ações pertencentes à Petrobras com a venda da Gaspetro, que possui participação em 19 companhias de gás do país. A Companhia Paraibana de Gás (PBGás) possui como acionistas o Governo da Paraíba, a Mitsui Gás e a Gaspetro. “No nosso caso, a intenção é de exercer a preferência de aquisição dessas cotas e fortalecer a Companhia para que ela continue prestando os serviços, ampliando os investimentos. Nós temos projetos de expansão e queremos colocá-los em prática para exercer um melhor trabalho na PBGás”, comentou.
Além de João Azevêdo e da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, do PT, que é paraibana, estiveram presentes na assembleia do Consórcio Nordeste os governadores Wellington Dias, do Piauí, Flávio Dino, do Maranhão, Renan Filho, de Alagoas, os vice-governadores Antenor Roberto (Rio Grande do Norte), Luciana Santos (Pernambuco) e Eliane Aquino (Sergipe). Ainda participaram o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, e o subsecretário do Consórcio, Sérgio Caetano.