Nonato Guedes
Com o lançamento, ontem, do documento “Todos por um só Brasil”, o MDB tenta marcar posição a favor da construção de uma terceira via na disputa presidencial, fora da polarização entre Jair Bolsonaro (sem partido) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A partir desse posicionamento, a legenda busca não apenas participar da montagem de uma alternativa, mas também colocar um freio nas conversas políticas que expoentes e setores do MDB vêm tendo com Lula. O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo, presidente do diretório estadual do MDB, foi um dos que dialogaram com Lula, antes mesmo da visita que este empreendeu nos últimos dias ao Nordeste.
O ex-presidente da República, mais recentemente, esteve com importantes lideranças emedebistas como Roseana Sarney, Garibaldi Alves e Eunício Oliveira. “Como Lula é politicamente forte no Nordeste, líderes emedebistas locais têm aceitado discutir a sucessão de 2022 com o ex-presidente, que hoje lidera as pesquisas de intenção de voto”, revela uma reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”. A matéria acrescenta que o problema é que esse movimento contraria a opinião de parte da cúpula nacional do MDB, que defende a participação na candidatura de uma terceira via. Para isso, inclusive, o MDB já estuda organizar um evento nas próximas semanas a fim de apresentar a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MS), dentro das opções para a terceira via, mas sem impor seu nome como cabeça de chapa.
O presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), afirmou que o partido é contra qualquer radicalização política dentro de todo o espectro político. Baleia citou que tem feito parte da discussão de um grupo de nove partidos em torno da construção de uma terceira via. E acredita ser importante o fato de o partido apresentar um documento com suas propostas para o Brasil, em vez de “fulanizar” o processo eleitoral e tendo de adaptar o partido às ideias prévias de um candidato. Da parte do senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo, o encontro por ele mantido com Lula e também com a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, aconteceu no começo de agosto em São Paulo. O parlamentar fez questão de postar em rede social foto da reunião, salientando apenas que foram tratadas questões diversas, sem entrar em detalhes. Veneziano se disse “agradecido” à “carinhosa e generosa atenção do Presidente Lula”.