O governador João Azevêdo prestigiou, ontem, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, a sessão solene de posse do novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Antônio Hortêncio da Rocha Neto, nomeado no dia 12 de agosto para exercer o cargo no biênio 2021-2023. O chefe do Executivo ressaltou, na oportunidade, a importância da harmonia entre os poderes e do trabalho em conjunto para o enfrentamento de temas de interesse da sociedade. Ele enfatizou: “É fundamental preservar as relações institucionais, de independência dos poderes, e o respeito para que tenhamos um ambiente favorável à melhoria da qualidade de vida das pessoas, por isso temos mantido sempre o diálogo”.
João Azevêdo frisou, ainda, que, no atual momento da pandemia de Covid-19, “devemos manter o nosso foco na atuação em favor de quem mais precisa, cada um exercendo as suas atribuições constitucionais”. Ele também desejou êxito ao novo procurador-geral de Justiça. “Pela história e trabalho, tenho certeza de que o Ministério Público estará em boas mãos e, consequentemente, assegurando que o povo da nossa Paraíba também terá os seus direitos defendidos”, acrescentou. O procurador Antônio Hortêncio da Rocha Neto afirmou que sua gestão será direcionada nos pilares da união, diálogo e humanização. “Lutamos diuturnamente pelos direitos da criança, dos idosos, da pessoa com deficiência, da cidadania, das questões de gênero, do consumidor, da saúde e do meio ambiente, e vamos incentivar essas ações ainda mais”, revelou.
Por sua vez, o ex-procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico, destacou o trabalho empreendido ao longo de quatro anos para fortalecer a instituição. “Tenho a plena consciência de que procurei elevar o nome do Ministério Público e de sua missão institucional em defesa do regime democrático de direito, da ordem pública e dos interesses da sociedade”, avaliou. A solenidade foi prestigiada, ainda, pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, parlamentares e representantes. Antônio Hortêncio Rocha Neto foi o candidato mais votado pelos 215 membros (procuradores e promotores de Justiça) que participaram da eleição remota realizada no último dia 29 de julho para compor a lista tríplice encaminhada ao governador João Azevêdo, que acolheu a decisão da maioria dos membros da instituição e o nomeou para o cargo.
Rocha Neto é o sétimo promotor de Justiça de João Pessoa, com atribuições na área criminal: secretário-geral do MPPB, secretário do Conselho Superior do Ministério Público e membro das comissões de Elaboração Legislativa, de Análise do Quadro de Membros, de Gestão do Teletrabalho e integrante do Núcleo de Inovação e do Comitê de Tecnologia da Informação do MPPB. Ele ingressou na instituição em dois de maio de 2000 e já ocupou os cargos de promotor de Justiça nos municípios de Sumé, Monteiro, Santa Rita, Bayeux e João Pessoa, assessor técnico da Procuradoria-Geral de Justiça do MPPB e promotor corregedor da Corregedoria-Geral do Ministério Público da Paraíba, entre 2011 e 2015.