O grupo empresarial Klabin S.A comunicou, em nota, o falecimento do presidente do Conselho de Administração, Armando Klabin, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ele construiu uma relevante trajetória como executivo e esteve à frente de inúmeras empresas e instituições. Seus empreendimentos se estenderam à Paraíba e o empresário foi convidado a integrar chapas políticas, como suplente de senador. Foi membro do Conselho de Administração da Klabin S.A. desde sua criação, em 1979, o qual presidiu por diversas vezes, até os dias atuais.
A Klabin destacou que sua atuação nos projetos e iniciativas da empresa foi essencial para que ela se tornasse líder no segmento de papéis e embalagens, sendo conceituada, atualmente, como uma das maiores empresas do mundo. “Profissional íntegro, pai e avô exemplar e amigo inestimável, sua ausência será sentida por todos e seu legado será fonte de inspiração para o caminho que seguiremos trilhando na Klabin”, pontuou a nota da empresa, depois de mencionar que Armando foi um homem de vanguarda, “inesgotável capacidade de trabalho e um apaixonado pela Klabin, pelo meio ambiente e pelo Brasil”. Os diretores e membros do conselho ressaltaram o exemplo de liderança, profissionalismo, empreendedorismo, compromisso e dedicação com a companhia.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, lamentou profundamente a morte do presidente do Conselho de Administração da Klabin. Disse que foi um dos empresários mais arrojados do país e ajudou a construir a trajetória de uma empresa com DNA paranaense e que contribuiu para o desenvolvimento de diversos municípios do Estado. Filho de Wolff Klabin e Rose Hass Klabin, deixou a esposa Rosa Lisboa, com quem era casado há 50 anos, os filhos Wolff, Daniela, José e Bernardo e onze netos. Armando era conhecido, também, pelo amor ao esporte. Em 2015, aos 83 anos, entrou no Guiness Book como o mais longevo jogador de polo da época.