A Paraíba realiza neste sábado o Dia D da vacinação contra a Covid-19, com 520 pontos abertos espalhados por todo o Estado com o intuito de oportunizar o acesso da população à vacina. A programação tem abertura oficial simultânea pela manhã em João Pessoa, na Integração da Lagoa, e em Campina Grande, no Parque do Povo. “O objetivo da ação é resgatar as pessoas não imunizadas ou aquelas que não receberam a segunda dose no tempo oportuno”, explica a coordenadora do Núcleo de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde, Isiane Queiroga.
Ela reforça que a população que ainda não atingiu o prazo que está no cartão de vacinação não poderá antecipar sua dose no Dia D. “A meta é melhorar a cobertura vacinal da Paraíba, até porque já distribuímos 100% das vacinas para a população adulta. Solicitamos aos municípios que estão com baixa adesão que mobilizem a população para que neste sábado procure o posto mais próximo para ser imunizada”, conclamou. Isiane Queiroga afirma que os municípios terão dois tipos de postos: o fixo, que são as salas de vacinação convencionais, e os volantes, que estão fora das unidades de saúde para facilitar o acesso da população.
O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, reforçou que é fundamental a adesão da população à campanha de vacinação contra a Covid-19 para que, gradativamente, possam ser flexibilizadas as atividades até que elas voltem ao pleno funcionamento. Ele pontua que mais de 500 mil pessoas ainda não receberam a segunda dose da vacina e algumas pessoas acima de 18 anos não procuraram os postos de saúde para iniciar o esquema vacinal.
– Nós esperamos que pelo menos 60% dessa população seja vacinada para que tenhamos cada vez menos pessoas hospitalizadas e menos óbitos. O movimento de agora é destinado no sentido de conclamar todos os paraibanos que se dirijam às salas de vacinação e apliquem a vacina no braço – destacou.
Geraldo Medeiros reforçou que a campanha de vacinação não irá finalizar após o Dia D. Ele ressalta que os pontos de vacinação continuarão abertos para contemplar os idosos acima de 70 anos e os imunossuprimidos, com a dose de reforço, e os pré-adolescentes e adolescentes de 12 a 27 anos que já podem receber a vacina da Pfizer a partir de agora. A meta mínima a ser alcançada é de 90% de público-alvo preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações. Neste sábado não será necessário o agendamento para tomar a vacina. O usuário deve portar documento oficial com foto, comprovante de residência, cartão do SUS e o cartão de vacina, caso já tenha recebido a primeira dose.