Para estimular e apoiar as empreendedoras na Paraíba, o deputado estadual Eduardo Carneiro apresentou o Projeto de Lei 3.202/2021, que inclui no calendário de datas comemorativas em nosso território a Semana Estadual do Empreendedorismo Feminino. Ele justificou que atualmente 139.399 mulheres são donas do seu próprio negócio, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. E o objetivo, com a apresentação da proposta, é estimular cada vez mais o empreendedorismo feminino, tendo em vista que é nesse campo que a participação da mulher é crescente. “Além disso, é perceptível que a pandemia de coronavírus, apesar de ter trazido diversos fatores negativos, impôs na população, sobretudo no contingente das mulheres, o desafio de se reinventar, e isto precisa ser valorizado”, acrescentou.
O deputado Eduardo Carneiro é o presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa e preside a Secretaria Especial de Empreendedorismo da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O projeto apresentado prevê que, anualmente, na segunda semana de março em todo o Estado, seja comemorada a Semana Estadual do Empreendedorismo Feminino, com o propósito de conscientizar a população paraibana sobre os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras, esclarecendo a importância desse segmento para o desenvolvimento do Estado e da economia local.
A iniciativa também tem o intuito de apoiar as mulheres que estão à frente do seu próprio negócio, buscando soluções para os principais problemas que enfrentam no seu dia a dia. O levantamento do IBGE mencionado pelo deputado corresponde ao terceiro trimestre de 2020, colocando o Estado no décimo sexto lugar do ranking nacional de empreendedoras. Em todo o país, 8.603.758 mulheres possuíam algum negócio. O Nordeste é a segunda região do país com a maior proporção de mulheres empreendedoras, totalizando 24%.