Nonato Guedes
O deputado estadual Jeová Campos, do Partido Socialista Brasileiro, confirmou presença no ato de filiação do ex-governador Ricardo Coutinho, hoje, ao Partido dos Trabalhadores, a ocorrer de forma virtual. Jeová disse que, de sua parte, assinará uma carta de intenção de retorno, também, à legenda, explicando que por ser filiado ao PSB e ter mandato na Assembleia Legislativa só pode migrar para o PT durante a vigência da chamada “janela partidária” a partir de primeiro de março do próximo ano. Ele admitiu que não quer correr riscos de punição por alegada infidelidade, enfrentando um processo que seria desgastante para sua carreira política.
Além do deputado Jeová Campos, manifestaram interesse em assinar ficha de filiação no Partido dos Trabalhadores, acompanhando o gesto do ex-governador Ricardo Coutinho, as deputadas estaduais Cida Ramos e Estela Bezerra (esta, inclusive, está licenciada por 15 dias para cuidar da saúde de sua mãe, conforme protocolado junto à Mesa da Assembleia). A ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena, integra o rol dos neofiliados ao Partido dos Trabalhadores. O presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, vibra, sobretudo, com o retorno de Ricardo Coutinho, afirmando que ele é um político de expressão, “que qualifica o debate” e que contribuirá para fomentar posições mais firmes dentro da legenda no Estado.
Ricardo Coutinho é encarado como um expoente da orquestração contra o governo do presidente Jair Bolsonaro e a favor das liberdades democráticas no Brasil. Para Jeová Campos, “este é um momento muito esperado por todos que pedem e clamam pela volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência, bem como por uma política mais social e democrática no Brasil”. O deputado acrescenta: “A obra de Lula é grande. Vimos a transformação do nosso país pelas suas mãos e nos governos do PT que, ao contrário do que as fake news dizem, colocou o nosso país no campo do desenvolvimento e do progresso, como uma nação soberana, próspera e respeitada mundialmente, bem diferente de tudo isso que estamos vivendo agora”. Jeová se declara um dos maiores entusiastas da candidatura de Lula em 2022 na Paraíba. Além de políticos, o evento “Filiação pela Democracia”, hoje, contará com a participação do cantor e compositor paraibano Chico César, que foi secretário de Cultura da Capital e do Estado nas gestões de Ricardo Coutinho.