O presidente do AGIR36 na Paraíba, advogado Flávio Moreira, anunciou que vai formalizar um pedido de cassação do mandato do deputado estadual Cabo Gilberto (PSL) junto ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa por quebra de decoro parlamentar. Ele justifica que o parlamentar participou da sessão de ontem, na reabertura dos trabalhos legislativos, sem estar vacinado contra a Covid-19, como determinava resolução da Mesa Diretora do Poder, com isto colocando sob perigo de contaminação outros parlamentares e funcionários da ALPB.
O deputado Cabo Gilberto protagonizou cenas polêmicas não só ao ingressar no plenário da Assembleia sem estar imunizado contra a Covid-19, mas também ao tentar tumultuar os trabalhos por ocasião da votação do projeto instituindo o passaporte da vacinação para o acesso a estabelecimentos comerciais e participação em outras atividades de caráter público no Estado. “Ao adentrar ao plenário sem a apresentação do cartão de imunização, o deputado Cabo Gilberto demonstrou total desrespeito ao Parlamento, bem como à dor de milhares de paraibanos que perderam seus entes queridos”, justificou Flávio Moreira, considerando deplorável esse comportamento. A seu ver, o deputado demonstrou desprezo com a segurança sanitária dos demais parlamentares, funcionários da Assembleia e profissionais de imprensa.
– É necessário que se tome uma providência contra esse tipo de comportamento. Por isso o AGIR36 irá protocolar o pedido de cassação do mandato, até para que sirva de exemplo para outros que se intitulam de anti-vacina, para que não façam o mesmo – alertou Flávio Moreira, salientando que o partido quer entregar o documento até o final de semana. A terça-feira não foi fácil para o deputado Cabo Gilberto, que, além do mais, perdeu uma ação popular contra trechos do decreto do Estado que proíbe a entrada de pessoas em eventos públicos sem estarem imunizadas contra a Covid. Diferentemente de Cabo Gilberto, a deputada Jane Panta, do Progressistas, agradeceu a Deus por retomar as atividades presencialmente para que possa continuar defendendo os interesses dos paraibanos. Ela ressaltou a importância da vacinação para todos, a fim de que a sociedade retome a normalidade, e em seu pronunciamento abordou a crise hídrica preocupante que vem sendo enfrentada por municípios do brejo paraibano.