Nonato Guedes
O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que está como presidente em exercício do Senado Federal, divulgou um registro, em rede social, do encontro que teve, ontem, em Brasília, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Momento importante, no qual debatemos assuntos relevantes para o nosso país”, escreveu o parlamentar. O encontro aconteceu em um jantar oferecido pelo ex-senador Eunício de Oliveira (CE) e teve como objetivo aproximar Lula de figuras do MDB que tendem a apoiar sua candidatura à presidência da República em 2022. A mãe de Veneziano, senadora Nilda Gondim, também do MDB, participou das conversas.
Veneziano já havia se encontrado recentemente com o ex-presidente Lula, ocasião em que abordaram temas nacionais relevantes. Ontem, também compareceram à casa de Eunício, no Lago Sul, em Brasília, os emedebistas Raul Henry (PE), Isnaldo Bulhões (AL), Marcelo Castro (PI), Walter Alves (RN), Edson Lobão (MA) e Lobão Filho (MA). Além de Lula, outros petistas participaram do encontro como Paulo Rocha (PA), Paulo Teixeira (SP), José Guimarães (CE), a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann e o ex-ministro Luiz Dulci. O senador Veneziano Vital do Rêgo é presidente do diretório regional do MDB no Estado e tem tido seu nome sugerido por correligionários como alternativa para concorrer ao governo em 2022, embora já tenha manifestado intenção de apoio à candidatura do governador João Azevêdo (Cidadania) à reeleição.
De acordo com Veneziano, a reunião de ontem serviu para nova discussão de assuntos relevantes do país e, ao mesmo tempo, para tratar de encaminhamentos visando as próximas eleições. Esta semana, Veneziano se reuniu, também, com o presidente estadual do PSB, deputado federal Gervásio Maia, diversos prefeitos e lideranças em Brasília, além de ter recebido parte da cúpula do PT da Paraíba, entre outras lideranças. Apurou-se que o encontro de ontem foi articulado pelo ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE), um aliado histórico do ex-presidente Lula. Veneziano destacou: “O ex-presidente Lula, em face ao que ele próprio já expressou como possível competidor, é uma alternativa que se mostra inegavelmente muito forte. Basta-nos observar os números que vêm trazidos por alguns institutos científicos”.