Nonato Guedes
No transcurso, hoje, do Dia do Nordestino, a Paraíba relembra um acontecimento que projetou o Estado e a região – a vitória da advogada e maquiadora Juliette Freire, natural de Campina Grande, no reality show “Big Brother Brasil 21” da Rede Globo de Televisão, vencendo concorrentes renomados e anônimos e arrebatando o prêmio de R$ 1,5 milhão. Mais do que isso, a vitória de Juliette empolgou paraibanos e paraibanas pela sua atuação no reality show em que atuou como porta-voz contra o preconceito de que são vítimas nordestinos que tentam sobreviver no Sul e Centro-Sul do país e acabam se destacando em diferentes áreas de atividade. No encerramento do BBB, o apresentador Tiago Leifert fez questão de enaltecer a resiliência de Juliette e se declarou emocionado com a jornada que ela trilhou durante o período de confinamento.
O Big Brother Brasil foi o ponto de partida para o lançamento de Juliette Freire, originária de família pobre e de raízes humildes, no mercado artístico-cultural. Lá mesmo, dentro da casa mais vigiada do Brasil, a advogada paraibana demonstrou dotes musicais e revelou interesse em seguir carreira artística. Fora do BBB, recebeu inúmeros convites para apresentações, tendo cantado ao lado de artistas de renome como Gilberto Gil, Elba Ramalho e Chico César e conseguido gravar um EP, que teve boa aceitação junto ao público, nas plataformas de “streaming”. Para críticos especializados e mesmo para artistas consagrados, a carreira de Juliette é irreversível, faltando-lhe aprimoramento de técnicas de voz e de expressão corporal. Mas a ex-BBB segue em alta, concedendo entrevistas, gravando comerciais de marcas famosas e trabalhando parcerias com outras expressões do meio artístico.
O Dia do Nordestino homenageia a cultura da região Nordeste do Brasil e a diversidade folclórica típica da região e a Wikipedia define o povo nordestino como “um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil”, lembrando que o Nordeste é conhecido pelas belíssimas paisagens naturais, culinária, artesanatos, musicalidade e danças que atraem turistas do mundo inteiro. A criação da data foi uma homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909-2002). O Dia do Nordestino foi oficializado com a lei 14.952, de 13 de julho de 2009, em São Paulo, região com a maior concentração de nordestinos em todo o país, fora do Polígono das Secas. A ex-BB Juliette Freire passou a fazer parte de uma galeria vastíssima que tem nomes de vulto como o escritor Ariano Suassuna, o cantor e compositor Luiz Gonzaga, o educador e escritor Paulo Freire e a ativista Maria da Penha Maia Fernandes, que deu origem à Lei Maria da Penha, que pune agressões e violência doméstica.