Nonato Guedes
O deputado estadual Cabo Gilberto, do PSL, que parou a Assembleia Legislativa e gerou polêmicas ao confessar que não estava imunizado contra a Covid-19, acabou se vacinando, hoje, em Mangabeira, com a primeira dose da CoronaVac. O anúncio foi feito por ele mesmo durante a sessão online desta quarta-feira, 13, em que ele exibiu o cartão de vacinação. Ele também divulgou em redes sociais o vídeo com o registro do momento de sua vacinação. A celeuma produzida pelo deputado Cabo Gilberto acarretou a suspensão de todas as atividades presenciais, incluindo a de plenário, exceto os trabalhos da feche e Escola do Legislativo. Até que o ciclo vacinal dele se complete, a ALPB deverá recorrer ao modo híbrido nas sessões, mas, nos bastidores, alguns deputados atuam para solução rápida e definitiva de qualquer impasse.
A suspensão das atividades presenciais se verificou na segunda sessão de forma híbrida promovida pela Casa de Epitácio Pessoa no último dia 6, após o parlamentar-militar ter participado das sessões sem estar vacinado, contrariando resolução aprovada pela Mesa da Assembleia, presidida pelo deputado Adriano Galdino, que fixou a entrada apenas de pessoas comprovadamente imunizadas. Ainda ontem, em entrevista a uma emissora de televisão de João Pessoa, o Cabo Gilberto insinuou que havia uma orquestração midiática em torno da sua posição, para possibilitar que o Legislativo enfrentasse uma “longa quarentena” em termos de votação de matérias polêmicas para o governo.
De concreto, o parlamentar foi pressionado com veemência, tanto pela mídia como por colegas parlamentares, que se retiraram do ambiente da Assembleia Legislativa devido à sua presença. O presidente Adriano Galdino determinou que o caso fosse examinado pelo Conselho de Ética da ALPB, a quem caberia fixar algum tipo de sanção disciplinar contra o deputado Cabo Gilberto por infringir norma da Casa. Nas últimas horas, entretanto, com a persuasão do parlamentar em se vacinar, houve abrandamento das pressões para punições rigorosas contra ele. A questão repercutiu nacionalmente e a deputada Jane Panta, do PP, ofereceu-se para conduzir o deputado a um posto de saúde de Santa Rita, um dos seus redutos políticos, para a vacinação. Aliado declarado do presidente Jair Bolsonaro, que é criticado pelo seu negacionismo diante da pandemia de Covid-19, o deputado Cabo Gilberto esteve presente em manifestações consideradas antidemocráticas realizadas em São Paulo no Sete de Setembro, nas quais o presidente da República discursou atacando instituições como o Supremo Tribunal Federal e ministros daquela Corte.