Nonato Guedes
“Um grande dia!”. Foi como o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), referiu-se, em postagem feita em rede social, à data de hoje, quando foi ultrapassada a marca de um milhão de vacinas aplicadas na Capital da Paraíba contra a Covid-19. “Um número para comemorarmos, para celebrarmos”, acrescentou o prefeito, acrescentando que passa um filme na sua cabeça quando lembra da primeira dose de imunizante que foi aplicada. “De lá para cá, muito trabalho e muita dedicação dos profissionais de saúde e das equipes envolvidas em cada ponto de vacinação”, sublinhou ele.
O prefeito salientou que tudo isso não seria possível, entretanto, se toda a população não participasse do processo. “E ela participou”, garantiu Cícero Lucena, observando: “Estamos com quase 100% de pessoas aptas vacinadas com a primeira dose. Estamos avançando com a segunda e a terceira doses. E, assim, vamos chegar à nossa grande meta que é vencer a Covid-19”. O gestor fez referência ao empenho dos auxiliares da sua administração no sentido de promover, inclusive, mutirão de vacinação em fins de semana para que o processo fosse adiantado e possibilitasse a retomada de atividades comerciais e de outras do setor produtivo, até então enfrentando prejuízos incalculáveis.
O próprio prefeito Cícero Lucena, como lembram secretários de sua gestão, assumiu a liderança da campanha de vacinação em João Pessoa, em parceria constante com o governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, para que houvesse rapidez tanto quanto à liberação de doses quanto à sua aplicação. O gestor chegou a manter audiência em Brasília com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, demandando a solução de problemas pontuais que foram registrados no processo, e se articulou, sempre, com o secretário de Saúde do governo do Estado, Geraldo Medeiros, para um trabalho conjunto. Houve a preocupação, também, de socorrer municípios da região metropolitana da Capital que careciam de vacinas para também acelerar o planejamento da retomada da normalidade.
O governo do Estado distribuiu, ontem, 245.760 doses de vacina contra a covid-19, destinadas a fechar o esquema vacinal da população paraibana entre 18 e 59 anos com a segunda dose (D2). Conforme o secretário Geraldo Medeiros, é importante que os municípios realizem a vacinação no tempo preconizado pelo Plano Nacional de Imunização. Ele frisou que não há distribuição de segunda dose em atraso e que os municípios podem realizar a busca ativa da população que ainda não completou o esquema vacinal. Por outro lado, o governador João Azevêdo deverá convocar reunião com auxiliares para discutir a regulamentação do projeto de lei que já foi publicado no Diário Oficial do Estado instituindo o chamado passaporte da vacina para o acesso a ambientes públicos e participação em eventos e promoções.