O presidente da República, Jair Bolsonaro, visitará a Paraíba mais uma vez na próxima semana. Ele irá ao município de São José de Piranhas, no Alto Sertão do Estado, na quinta-feira, 21, a fim de inaugurar um trecho da obra de Transposição das águas do Rio São Francisco. O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República informou que a visita assinala a inauguração do trecho final do Eixo Norte do Projeto de Interligação de Bacias do Rio São Francisco.
De acordo com a organização, o evento faz parte do projeto “Jornada das Águas” que terá uma série de atividades no Nordeste e em Minas Gerais. Com a agenda programada para a próxima quinta-feira, Bolsonaro realizará sua terceira visita à Paraíba enquanto presidente da República. O roteiro nos Estados terá início a partir da segunda-feira, 18, com o Ministério do Desenvolvimento Regional, partindo da nascente histórica do Rio São Francisco no norte de Minas Gerais e percorrendo o Nordeste com anúncios e entregas de obras de infraestrutura, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’agua, saneamento, irrigação, apoio ao setor produtivo e aos municípios, além de mudanças normativas que vão revolucionar a maneira como o brasileiro se relaciona com a água.
Informação divulgada pelo blog do jornalista Hermes Luna, da TV Correio, dá conta de que serão 10 dias de viagem pela região do semiárido, em que o presidente Bolsonaro, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, gestores e secretários da Pasta, levarão a estrutura do governo para apoiar as regiões mais afetadas economicamente no País. O Ministério do Desenvolvimento Regional pretende deflagrar discussões sobre o tema do reuso da água, considerado estratégico, sobretudo, para os setores industriais e agrícolas. A medida faz parte de ações de resposta ao contexto da crise de escassez hídrica, reforçando a necessidade de otimização do uso da água. Bolsonaro desembarca na Paraíba um dia antes da chegada do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que está em campanha para ser indicado candidato a presidente da República nas prévias internas dos tucanos. Doria vai direto para Guarabira, onde será recepcionado pela deputada estadual Camila Toscano.