O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, comemorou a divulgação, hoje, do primeiro boletim diário de atualização sobre a Covid-19 na Paraíba sem o registro de óbitos e informou que foram 580 dias desde o registro da primeira morte pela doença em março de 2020. O primeiro óbito por Covid-19 na Paraíba aconteceu em 17 de março de 2020 e até agora havia registros de perdas de vidas diariamente. O Estado chegou a contabilizar 2.693 casos pela doença em 24 horas em junho de 2021 e 73 óbitos em um único dia, em março do mesmo ano. Com a ampliação da oferta de vacina e a completude dos primeiros esquemas vacinais, o número de casos e óbitos entrou em queda a partir do sétimo mês deste ano.
O secretário Geraldo Medeiros observa que ainda é cedo para traçar uma perspectiva baseada em um único boletim, mas destaca que a expectativa é que esse panorama seja cada vez mais comum, considerando o avanço da vacinação. “Com a redução do número de casos graves e de óbitos sendo percebida desde o início do mês de julho, a inexistência de mortes nas últimas 24 horas é mais um ponto para confirmar a eficácia das vacinas contra a Covid-19”, afirma. Geraldo Medeiros alerta que a melhora gradativa da situação epidemiológica da Covid-19 também é resultado das medidas preventivas não farmacológicas. “Ainda não é hora de abandonar o uso de máscaras e todos devem continuar obedecendo ao distanciamento seguro e manter a higienização das mãos”, finalizou.
Até o momento, a Paraíba registrou 443.972 casos confirmados e 9.371 óbitos por Covid-19. Apenas 20% dos leitos disponíveis para os casos moderados da doença estão ocupados no Estado, onde estão sendo tratados 110 pacientes.