O Centro de Liderança Pública apontou a Paraíba como o primeiro lugar do Norte e Nordeste no Ranking da Competitividade dos Estados – 2021, quando o pilar é a Segurança Pública. Dentro desse contexto, os indicadores de maior destaque foram os da Segurança Patrimonial (quarta posição) e o de Mortes a Esclarecer (quarta posição). No país, a Paraíba ficou na sexta colocação, atrás apenas de Santa Catarina, São Paulo, do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Paraná, quando o tema é Segurança Pública.
Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Jean Nunes, os resultados estão ligados aos investimentos que o governo do Estado vem efetuando na Segurança. “Destacamos Inteligência, tecnologia de radiocomunicação e videomonitoramento, os Centros Integrados de Comando e Controle, principalmente os de Patos e Campina Grande, que já estão em fase avançada de construção, e a evolução de planejamento e execução do trabalho de enfrentamento da violência, especialmente os crimes patrimoniais violentos. Além disso, o compromisso das forças policiais e de cada policial militar, civil, bombeiro militar nesse propósito de combater o crime”, elencou.
Segundo o CLP, os pilares de maior destaque na Paraíba foram a Segurança Pública e a Infraestrutura, ambas na sexta posição. No ano passado, a Paraíba foi o quinto Estado do país mais bem avaliado no item Segurança Pública do Ranking da Competitividade e o segundo melhor do Nordeste. O secretário fez uma menção à redução de ataques a bancos, que chegou a um decréscimo de 42% de janeiro a setembro de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado. A queda chega a 92% se os números forem comparados a 2016. O Ranking da Competitividade dos Estados apresenta a análise e a capacidade competitiva de todos os Estados brasileiros, além do Distrito Federal, agrupados em 10 pilares. É uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil e busca pautar a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.
Disponível numa plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 70 indicadores distribuídos pelas áreas-chaves. Os da Segurança são a Atuação do Sistema de Justiça Criminal, Presos sem Condenação, Déficit Carcerário, Segurança Pessoal, Segurança Patrimonial, Mortes a Esclarecer, Mortalidade no Trânsito, entre outros.