Nonato Guedes
O deputado estadual Hervázio Bezerra, que apoia o governo João Azevêdo na Assembleia Legislativa, admitiu que as sessões online nas comissões temáticas da Casa venham a se tornar permanentes, explicando que os resultados têm sido práticos e objetivos e que o formato evita despesas e outros problemas burocráticos para a logística da Mesa da ALPB. O parlamentar lembrou que o “home office” ficou consolidado durante a pandemia do novo coronavírus não apenas no Poder Legislativo mas em diferentes esferas da sociedade e junto a outros Poderes constituídos.
– Temos tido, inclusive, no Judiciário, sessões remotas com caráter deliberativo, cuja eficácia é reconhecida por todos e cuja produtividade tem sido relevante, não havendo solução de continuidade nas demandas que estão na ordem do dia – expressou o parlamentar do PSB. Para ele, a permanência das sessões online, pelo menos nas Comissões, é assunto cuja discussão deve ser aprofundada entre os parlamentares e os dirigentes da Mesa, presidida pelo deputado Adriano Galdino. Hervázio ressaltou que, de um modo geral, a sociedade teve que “se reinventar” para adaptar-se ao chamado “Novo Normal”, aludindo a medidas de isolamento social que foram adotadas por autoridades de Saúde Pública para deter a contaminação de casos de Covid-19 no Estado.
No caso das sessões ordinárias e especiais por parte da Assembleia Legislativa, Bezerra destacou a utilização do formato híbrido, envolvendo o ato presencial ou participação por via remota. “Isto em nada afetou o rendimento da Assembleia, que esteve preocupada e atenta para votar matérias de interesse da população, principalmente aquelas de caráter emergencial, ditadas pela imperiosidade da prevenção e enfrentamento à epidemia”, salientou Hervázio Bezerra. A Assembleia Legislativa da Paraíba foi praticamente a primeira do país a recorrer às sessões remotas e, de acordo com avaliação feita pelo presidente Adriano Galdino, foi bastante expressivo o número de proposições votadas e aprovadas. “Ou seja: não houve solução de continuidade ou omissão no trabalho dos deputados”, assegurou Adriano Galdino.
Por outro lado, o deputado Hervázio Bezerra criticou a nova atitude do deputado Cabo Gilberto Silva, líder da oposição, de tentar entrar no prédio da Assembleia Legislativa na sessão de ontem sem ter completado o ciclo vacinal contra a epidemia (ele tomou apenas a primeira dose da vacina CoronaVac, depois de muita polêmica e insistência de parlamentares e setores da opinião pública). “Já percebi que o interesse do deputado Cabo Gilberto é apenas o de atrair a atenção midiática para amplificar sua fala ao público interno, e está conseguindo essa mídia. Daí porque não tenho razão para lhe dar atenção nesse esforço promocional que desenvolve nem pretendo reforçar o palanque que ele está tentando obter”. Ontem, Cabo Gilberto sentou num banco na Praça dos Três Poderes em frente à Assembleia para participar da sessão online da Casa.