Nonato Guedes
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que concorre nas prévias do partido, marcadas para novembro, para indicação do candidato a presidente da República nas eleições do próximo ano, desembarca hoje em João Pessoa para cumprir agenda de contatos políticos com tucanos da Paraíba. Os primeiros compromissos serão na cidade de Guarabira, onde João Doria concederá entrevista à imprensa às 17h45 na Câmara Municipal e à noite participa de um evento político na Vila Gourmett com transmissão ao vivo pelo Instagram @psdbpb. Amanhã, João Doria estará em João Pessoa, onde pela manhã visitará o Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento ao câncer, em Jaguaribe, também concede entrevista e se reúne com empresários paraibanos para discutir o cenário da economia brasileira e do Estado na atualidade.
João Doria disputa as prévias com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e com o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio. Em declarações, ontem, por telefone, ao programa “Correio Debate”, da rádio Correio Sat, o gestor paulista tratou Eduardo Leite, o principal rival, como “oponente, não inimigo” e se disse absolutamente confiante em que vencerá as prévias tucanas, desdenhando de projeções e informações da mídia sobre apoios que Eduardo Leite vem conquistando até mesmo em São Paulo. Na sua opinião, a realização das prévias reflete o exercício democrático nas hostes do PSDB. Particularmente, Doria declarou-se “filho das prévias” por já ter participado delas para ganhar a indicação como candidato, quer a prefeito de São Paulo, quer ao governo do Estado.
O gestor paulista será recepcionado na Paraíba pelo presidente estadual do PSDB, deputado federal Pedro Cunha Lima, que destacou a importância do debate interno para a escolha de um nome que vai disputar o páreo presidencial em 2022. “Temos ótimos quadros e os nossos filiados, nossas lideranças, nossos gestores e parlamentares terão a oportunidade de escolher quem melhor nos representa”. Além de Pedro Cunha Lima, estarão na recepção a Doria os deputados federais Ruy Carneiro e Edna Henriques, e os deputados estaduais Tovar Correia Lima e Camila Toscano. Ruy Carneiro afirmou que é importante que os filiados do PSDB conheçam os quadros do partido para escolher o melhor nome, enquanto Edna já declarou que Doria “é um homem de muita coragem, muita determinação e muita competência”. Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do PSDB na Paraíba confirmaram presença nas manifestações.
Conhecido como “o pai da vacina”, por ter agilizado, em São Paulo, a fabricação de imunizantes contra a Covid-19, o governador João Doria é filiado ao PSDB desde 2001, mas só disputou sua primeira eleição em 2016, quando tornou-se o primeiro prefeito de São Paulo eleito no primeiro turno, com mais de 53% dos votos. Casado com a artista plástica Bia Doria, tem 63 anos e é pai de três filhos. Foi eleito governador de São Paulo com mais de 10,9 milhões de votos. O empresário e jornalista admitiu estar incluído entre os eleitores que se arrependeram de ter votado em Jair Bolsonaro para presidente da República em 2018. Ele fez campanha conjunta naquele ano, massificando o slogan “BolsoDoria”, mas revelou que ficou decepcionado com o presidente e com o seu governo, que, aliás, chama de “desgoverno”. João Doria também é crítico do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tenta voltar ao Palácio do Planalto pelo Partido dos Trabalhadores. Afirmou que grande parcela do eleitorado está em busca de uma “terceira via” que represente suas aspirações mais legítimas e mais urgentes.