O deputado Felipe Leitão (Avante), que estava licenciado da Assembleia Legislativa, ocupando a Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa, reassumiu o mandato, ontem e agradeceu o apoio recebido da parte do prefeito Cícero Lucena (PP) no período em que esteve à frente da Pasta. Ele explicou que o retorno à ALPB não foi motivado por nenhuma divergência política, mas atendeu a uma solicitação dos prefeitos da sua base de apoio interessados no seu empenho para a liberação de emendas impositivas que destinam recursos para obras e investimentos em municípios do interior paraibano.
– Havia uma cobrança dos prefeitos da minha base para que eu conduzisse o processo dessas emendas num momento importante para a situação orçamentária dos municípios e eu não poderia me negar a essa atuação – esclareceu o deputado, que foi substituído, no período em que esteve na prefeitura da Capital, pelo suplente Janduhy Carneiro. Felipe Leitão ressaltou, ainda, que como titular do mandato tem conhecimento maior das carências de vários municípios onde conta com apoio político e, portanto, considera dispor de legitimidade para encaminhar ou direcionar as emendas impositivas, que, conforme ele, representam uma conquista da autonomia do Poder Legislativo.
Tão logo reassumiu o mandato, Felipe Leitão anunciou que irá empreender contatos e gestões para se informar sobre o andamento de proposta orçamentária no âmbito da Assembleia Legislativa e enquadrar, nesse contexto, as demandas de interesse das cidades das regiões que representa na Casa de Epitácio Pessoa. O deputado do Avante qualificou como valiosa a sua presença na Secretaria de Desenvolvimento Social, avaliando que pôde contribuir com a administração do prefeito Cícero Lucena para o avanço de propostas em favor de segmentos mais carentes da população pessoense. Ele chegou a admitir um possível retorno à administração, condicionado a uma decisão do prefeito Cícero Lucena, mas ao mesmo tempo lembrou que vai se empenhar mais ativamente na campanha para reeleição no pleito do próximo ano.
Entre auxiliares do prefeito Cícero Lucena, os comentários indicam que o gesto do deputado Felipe Leitão pode ter sido o ponto de partida para a reforma administrativa que o gestor pretende deflagrar na sua equipe, levando em consideração as pretensões políticas de auxiliares dos diferentes escalões que vão se habilitar à disputa de mandatos eletivos. Até as últimas horas não havia sido revelado o nome do substituto de Felipe Leitão na Secretaria de Desenvolvimento Social.