Kubitschek Pinheiro
A equipe feminina de voleibol do UNIESP é campeã da Copa Nordeste Brasileiro de Vôlei, cuja taça arrebatou nos jogos do final de outubro, de 28 a 31, em Currais Novos, no Rio Grande do Norte. E vai disputar a Superliga C. O título veio de maneira invicta, após a vitória sobre o Central vôlei, de Pernambuco, por 2 a 1.
Sendo essa a primeira competição com presença de torcida que o UNIESP participou deste o início da pandemia. O torneio, que contou com times de toda a região Nordeste, também marcou o início da parceria entre a instituição e o Campestre Clube, de Campina Grande, que também é representado pelas atletas.
Capitã do UNIESP, a central Renata Alves atribuiu o bom resultado ao desenvolvimento do time ao longo da competição. “É perceptível a evolução da equipe durante a participação no campeonato. Conseguimos construir uma trajetória de muito crescimento e a tendência é essa. O grupo está cada vez mais unido e entrosado. Futuramente almejamos grandes resultados conforme este entrosamento vai sendo refinado”, destacou.
O UNIESP é treinado por Diego Lopes, que também é professor da instituição, do curso de Educação Física.
Superliga série C
Após a competição regional, as meninas do UNIESP/Clube Campestre partiram rumo a um novo desafio: a Superliga Brasileira de Voleibol série C.
O torneio nacional, que conta com 23 equipes, é disputado em quatro sedes: Brusque, Contagem, Sorocaba e Taubaté, onde o UNIESP irá jogar. Apenas o time campeão de cada sede garante vaga para a série B do ano que vem.
Para se ter uma ideia da importância dessa vitória, o UNIESP é a única equipe de fora do eixo Sul/Sudeste.
A capitã Renata Alves reconhece a dificuldade do torneio, mas acredita que a experiência vai contribuir para o fortalecimento do grupo. “É a primeira participação da nossa equipe na Superliga C, então é uma experiência inicial para a gente reconhecer o nível da competição nacional, que sabemos que é bem forte. Mas iremos deixar nosso melhor em quadra e, quem sabe, trazer um bom resultado para o estado”, ressaltou.
No mesmo tom foi proferido pelo treinador Diego Lopes, que exalta a força dos adversários de todo o país. “A superliga C é uma competição nacional. Este ano houve recorde de inscrições, com equipes de todo Brasil. Nossa participação nos ajudará a amadurecer sonhos mais altos no futuro”, declarou.
Também fazem parte do grupo junto com o UNIESP as equipes Vôlei Taubaté, São José Vôlei, Vôlei Louvreira, Sesi-SP e Realizar/Fupes-SP.
A reitora do Uniesp, professora Erika Marques e a mantenedora, professora Graça Holanda Martins Colaço destacaram os campeãs.
“Olha, nossa gratidão e alegria de ver jovens do Uniesp campeãs da Copa Nordeste e ainda vão disputar para ganhar, a Superliga C. Vocês são a cara do Uniesp, nos represem nas quadras”, disse a reitora.
“É mais uma vitória que recebemos das meninas do vôlei do Uniesp, tudo isso comprava que o Uniesp cresceu junto de todos e em todas as áreas. O esporte é uma atividade que traz uma luz para o mundo, saúde principalmente. Estão de parabéns”, comentou a professora Graça Colaço.