O governo federal promoveu uma troca de funções dentro do Ministério do Trabalho e Previdência Social, exonerando da presidência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) Leonardo José Rolim Guimarães, que ocupava o cargo desde janeiro de 2021. Com raízes familiares na Paraíba, sendo irmão das jornalistas Lena Guimarães (in memoriam) e Lúcia Guimarães, Leonardo passou a exercer a função de Secretário de Previdência, dentro da mesma pasta, no lugar de Narlon Gutierre Nogueira. Para ocupar a presidência do INSS foi nomeado José Carlos Oliveira, que exercia o cargo de superintendente regional Sudeste do órgão.
A portaria com as mudanças foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 5, e é assinada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP). A gestão do INSS é considerada um dos pontos frágeis do governo do presidente Jair Bolsonaro. Em julho, último mês com dados disponíveis, havia uma fila de 1,8 milhão de pessoas aguardando benefícios. Acabar com essa espera é uma promessa do governo federal, que nunca foi cumprida. Em julho, o governo decidiu desmembrar o Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, e recriou a pasta do Trabalho e Previdência, que está sob o comando de Onyx Lorenzoni. Ele assumiu prometendo novamente zerar a fila. Rolim já havia comandado a Secretaria de Previdência no início do governo do presidente Bolsonaro. Ele deixou o cargo em janeiro de 2020 justamente para assumir o INSS.
Nascido em Araripina (PE), mas com raízes em Cajazeiras e, posteriormente, em João Pessoa, Leonardo Rolim Guimarães foi funcionário da Caixa Econômica Federal, ocupou diversos cargos na área de informática, professor da Universidade Federal de Brasília, onde lecionou a disciplina Orçamento Empresarial. Em 1996 exerceu cargo de direção e assessoramento superior de assessor do Secretário-Executivo (ministro substituto) do Ministério do Trabalho e Emprego. Integrou diversos grupos de trabalho do governo federal em programas como o programa especial de exportações e o programa Rede de Proteção Social. Participou de diversos Congressos e seminários e representou o Brasil na primeira reunião internacional de Políticas de Emprego em Lisboa, Portugal.