Senadores e deputados federais da Paraíba assumiram o compromisso de destinar recursos, por meio de emendas ao Orçamento Geral da União, para as obras de duplicação da rodovia gederal BR-230, do trecho entre o km 152,3, na Alça Sudoeste, em Campina Grande, ao km 183,90, na Praça do Meio do Mundo. O compromisso foi assumido, ontem, durante ato promovido pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), pela Câmara Municipal de Campina Grande e por outras seis entidades, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba na Rainha da Borborema.
Foi acordado que, na próxima quarta-feira, os parlamentares paraibanos vão se reunir com os representantes das entidades, em Brasília, para definir os valores das emendas para as obras de duplicação da BR-230. A meta inicial é garantir R$ 40 milhões para iniciar a obra, o que representa 10% do valor do total do empreendimento no valor de R$ 400 milhões. O vice-presidente da Famup e prefeito de Boa Vista, André Gomes, representou o presidente da entidade, George Coelho. Ele disse que a Federação começou no passado a luta pelo aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios na Praça do Meio do Mundo e mobilizou os municípios e o Congresso Nacional, o que garantiu a aprovação. O ato de ontem representou o início de uma nova mobilização, “que será vitoriosa com a união da classe política da Paraíba, das entidades e da população”, expressou ele.
Na próxima quarta-feira, esses representantes estarão em Brasília participando da reunião com a bancada da Paraíba no Congresso Nacional para discutir as emendas ao Orçamento da União, pedir ajuda aos parlamentares e contribuir para a captação de recursos, já que a obra beneficiará toda a Paraíba. Participaram do ato público o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, vice-prefeito Lucas Ribeiro, presidente da Câmara, Marinaldo Cardoso, senador Veneziano Vital do Rêgo, deputados federais Pedro Cunha Lima, Aguinaldo Ribeiro, Julian Lemos, Frei Anastácio Ribeiro e Efraim Filho, deputados estaduais Tovar Correia Lima, Cabo Gilberto Silva, Ricardo Barbosa, Moacir Rodrigues e Jutay Meneses, o presidente da Fiep, Buega Gadelha, além de representantes da CDL, PRF, DNIT e integrantes da sociedade civil.