Kubitschek Pinheiro
Mais uma vez o Centro Universitário Uniesp sai na frente e, atento a questão mundial dos animais, vai realizar através da Coordenação de Medicina Veterinária a primeira edição do Simpósio Integrado de Medicina Veterinária (SIMVET), que começa nesta terça-feira (09) e vai até a sexta-feira (12).]
O encontro terá atividades presenciais e remotas, que incluem palestras, minicursos e mesas redondas para estudantes e profissionais da área. As inscrições ainda são abertas ao grande público e podem ser feitas pelo link: even3.com.br/simvet2021/.
O simpósio irá abordar três áreas importantes: pequenos animais, animais de produção e animais silvestres. Para participar dos minicursos é necessário levar 1kg de ração animal. Nessas atividades serão abordadas técnicas de áreas específicas que estão em alta no mercado e poderão ser utilizadas na vida profissional.
Na abertura, às 19h desta terça-feira, no canal de Youtube Sou Mais UNIESP, teremos as presenças da reitora do Uniesp, professora Erika Marques, e da pró-reitora acadêmica, professora Iany Barros.
De acordo com a coordenadora do curso, Paula Fernanda, o conclave vai trazer a oportunidade e realização de novos saberes e o aprimoramento do currículo, tanto do aluno, quanto profissional da área.
“Eu penso que é o momento oportuno para, no retorno dos alunos às aulas presenciais, de motivá-los. Eles poderão assumir uma postura mais crítica em relação ao conteúdo que estão vendo em sala de aula. Uma oportunidade de coloca-los em prática, considerando uma nova realidade e experiências, que exigem novas aprendizagens. O participante vai conhecer interessantes especialidades, como a fisiatria. Eu posso resumir o Simvet como uma imersão de conhecimentos”, adiantou.
A importância do SIMVET vai além, chega no “momento muito oportuno, onde os alunos estão retornando para as aulas presenciais, ao trazer os nossos alunos para mais perto, pois no meio à crise sanitária da COID-19, que nos afastou, queremos motiva-los no curso e na vida. Será também para ter uma postura mais crítica sobre o conteúdo ministrado em sala de aula”, avisou Paula Fernanda ao MaisPB
Discursões relevantes – Durante o SIMVET, serão debatidos temais atuais, e importantes, onde a intenção é favorecer ao máximo a experiência e aprendizado dos participantes.
– Saúde única
– Empreendedorismo
– Saúde Animal de Pets
– Fisiatria Veterinária
– Reprodução de Felinos
– Práticas Laboratoriais de Pets não convencionais
– Animais Silvestres
– Biotecnologia da reprodução de Ruminantes
– Diagnóstico por imagem
– Clinica de Equinos
O SIMVET será de forma presencial e remota.
Também teremos um Evento de adoção de cães e gatos e vacinação antiantirrábica
Para a coordenadora, Paula Fernanda a evolução do curso de Medicina Veterinária do Uniesp, numa época que os animais parecem estar mais protegidos, é mais que uma discussão ampla do Simpósio. “Apesar de existir leis mais severas que protegem os animais, ainda é grande o número de animais que sofrem mal tratos e que são abandonados”.
E segue – “De fato a Medicina Veterinária está cada vez mais evoluída, mais especializada, vem mostrando um avanço significativo e, isso se deve em grande parte aos investimentos em tecnologia. Os tutores já podem contar com tecnologia de ponta na medicina veterinária para a prevenção, diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças. Por essa razão, os animais domésticos estão vivendo mais e tendo uma qualidade de vida melhor”.
Durante o período mais complicado da pandemia, a coordenação lançou projeto de doações de alimentos para animais de rua. Pensam em outros tipos de projetos em benefício dos animais abandonados?
Vacinação antirrábica dia 10
A inscrição do SIMVET para as palestras é 1kg de ração para cães ou gato, que será doado para uma ONG. As inscrições podem ser realizadas pelo site Simpósio Integrado de Medicina Veterinária.
Também teremos um Evento de adoção de cães e gato, que será no dia 10/11/2021, a partir das 14h, onde teremos vacinação antirrábica, orientações aos futuros tutores”.
A reitora do Uniesp, professora Erika Marques e a mantenedora, Graça Holanda Colaço Martins, ressaltam a importância do Seminário e suas ações. “O Uniesp é isso, promover eventos praticas ligados as teorias da sala de aula e, principalmente, quando focados em temas como os animais, que tanto precisam da nossa atenção”, pontuou a reitora.
“Nós ficamos cada vez mais orgulhosos de ver iniciativas desse nível. O Uniesp cresce e se fortalecer com a troca de conhecimentos”, disse a professora Graça Holanda.