Nonato Guedes
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), participou, ontem, de um painel de discussão na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP 26, em Glasgow, na Escócia. O evento se estende até o próximo dia 12, reunindo autoridades políticas e científicas para discussões e decisões a respeito do meio ambiente e das mudanças climáticas. O gestor revelou ter aproveitado sua intervenção para apresentar projetos e ações de preservação ambiental em João Pessoa, debatendo, ainda, o papel do Executivo e Legislativo na elaboração e execução de medidas para a preservação ecológica.
Do mesmo painel participaram o prefeito de Niterói (RJ), Axel Grael, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. “Estamos cientes do nosso papel. É nos municípios que as pequenas decisões são tomadas e estas ações, quando somadas, fazem a diferença”, acrescentou Cícero Lucena. Assessores do chefe do executivo da Capital ressaltam que as questões ecológicas “entraram no radar” da administração de Cícero, como reflexo da sua preocupação em estar sintonizado com as grandes discussões que estão partindo de líderes de vários países e de representantes do Brasil, inclusive com a celebração de acordos fixando compromissos para a redução de fatores poluentes, dentro das políticas focadas numa melhor qualidade de vida da população.
Nas duas gestões anteriores que empalmou à frente da prefeitura de João Pessoa, há cerca de vinte anos, Cícero Lucena já colocara a pauta ambiental no centro das suas prioridades e metas de trabalho, ganhando notoriedade com a ação que empreendeu para o fim do chamado “Lixão do Róger”, desafio de sucessivas gestões municipais e que era considerado como uma espécie de “nódoa social” na paisagem de João Pessoa. De volta ao comando da prefeitura de João Pessoa, Lucena procurou inteirar-se sobre experiências no terreno dos resíduos sólidos, bem como sobre políticas avançadas de preservação do meio ambiente, para adaptar a Capital paraibana aos novos modelos. Tem visitado Capitais e cidades médias importantes de diferentes Estados do Brasil, a fim de conhecer experimentos que estão sendo postos em prática e transplantá-los para o território paraibano.
Ao mesmo tempo, o prefeito Cícero Lucena mantém articulação permanente com órgãos da administração federal e com setores do governo do Estado para ações integradas que possam dotar a Capital paraibana de políticas ecológicas avançadas, preparando-a para os desafios futuros, que se tornarão mais complexos. Por outro lado, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD) embarca hoje para Barcelona, na Espanha, a fim de participar do Smart City Expo World Congress, onde serão discutidos os mais novos conceitos de cidades inteligentes. O SCEWC é o principal evento internacional sobre o tema, considerado um importante ponto de encontro de especialistas e líderes das cidades mais inovadoras do mundo, além de empresas, centros de pesquisas e organizações internacionais. Bruno Cunha Lima, antes do embarque, fará reunião com todo o secretariado e em seguida transmite o cargo ao vice-prefeito Lucas Ribeiro (PP).