Mais de dez mil advogados paraibanos vão às urnas, hoje, no período das 9h às 17h, nas eleições da seccional Paraíba da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-PB, que reúnem três chapas para comandar a instituição no triênio 2022/2024. Ontem, os três candidatos à presidência da OAB – Harrison Targino, Raoni Vita e Maria Cristina Santiago, a “Kiu”, participaram do último debate antes do pleito realizado pela rádio Correio 98 FM, oportunidade em que debateram propostas e problemas enfrentados pela categoria dos profissionais do Direito no Estado. Em 90 anos de funcionamento, será a primeira vez que uma mulher concorrerá à presidência da OAB, e a candidata Maria Cristina Santiago queixou-se de ter sido atacada com veemência durante a campanha, mas se disse disposta a escrever um novo caminho na história da entidade.
Já o candidato de oposição pela chapa Atitude OAB 10, Raoni Vita, afirmou: “A campanha foi dura, recheada de disseminação de notícias falsas, mas nós apresentamos boas propostas e dialogamos com a nossa classe, mostrando que a OAB pode voltar a ser protagonista, se envolver no debate de grandes temas e defender verdadeiramente a advocacia”. Enquanto isso, Harrison Targino comentou: “Nós representamos o modelo de gestão disruptiva e revolucionário implantado pelo atual presidente Paulo Maia nos últimos seis anos, que garantiu mais horizontalidade nas relações e fez com que a OAB seja efetivamente a casa de todos, que realizou obras e defendeu a advocacia, o que nos permite dizer e lutar para que este coletivo de advogadas e advogados possa estar à frente da OAB, fazendo as renovações necessárias e mantendo conquistas, evitando retrocesso para aprofundar avanços”.
Os eleitores escolherão a Diretoria do Conselho Seccional, Conselheiros Seccionais Titulares e Suplentes, Conselheiros Federais Titulares e Suplentes da Ordem, além das Diretorias das Subseções e a Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba. A votação acontece em João Pessoa e nas 11 subseções espalhadas por todo o Estado. O advogado eleitor escolhe, na urna eletrônica, primeiro a chapa da subseção da região onde vota e, em seguida, a chapa seccional e confirma. A escolha das chapas é absolutamente dissociada, não havendo impedimento para votação em candidatos de lados opostos no pleito deste ano.
O voto é pessoal e obrigatório para todos os advogados e advogadas regularmente inscritos na OAB-PB e adimplentes, sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade, salvo ausência justificada por escrito, que deverá ser efetuada até o dia 18 de dezembro de 2021, através do protocolo online: protocolo.oabpb.org.br. No dia de hoje, os advogados e as advogadas deverão, para efeito de votação, o Cartão ou a Carteira de Identidade profissional ou um dos seguintes documentos oficiais com foto: Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte. É importante ficar atento aos locais de votação, estabelecidos de acordo com o endereço de correspondência do domicílio do eleitor, tomando por base a informação de inscrição ou alteração de cadastro junto à OAB, vedada a votação em trânsito.