Mais uma vez a Paraíba realiza, hoje, o Dia “D” da vacinação de grupos sociais contra a covid-19, como parte de mobilização nacional para acelerar o plano de imunização. Ontem, a Secretaria Estadual de Saúde distribuiu 169.856 doses de vacinas contra a Covid-19 para todos os municípios paraibanos, garantindo o mutirão anunciado e tentando melhorar as coberturas de dose 2, além de oportunizar a oferta da dose de reforço para toda a população com 18 anos ou mais, que recebeu a segunda dose da vacina há pelo menos cinco meses. A Paraíba conta, atualmente, com um déficit de 569.017 pessoas que não receberam a D2 em momento oportuno.
A nova mobilização para ampliar a vacinação contra o coronavírus coincidiu com a divulgação, pelo governo do Estado, do novo decreto com regras de flexibilização para realização de eventos públicos em diferentes setores de atividade. Pelo decreto, a partir de agora, os frequentadores de shows realizados na Paraíba que já se encontram com o esquema vacinal completo, ou seja, duas doses ou dose única, estão dispensados de apresentarem o exame negativo para a Covid-19. A mudança do artigo 13 do Decreto 41.805, de 30 de outubro de 2021, em vigor até o próximo dia 30, consta da edição deste sábado, 20, do Diário Oficial do Estado.
Pelo teor do novo decreto, “nos eventos sociais na modalidade shows a serem realizados no Estado deverá ser exigida dos frequentadores a apresentação de cartão de vacinação com, no mínimo, a comprovação da primeira dose da vacina, há pelo menos 14 dias, e apresentação de teste de antígeno negativo para Covid-19, realizado em até 72 horas antes do evento, sendo dispensada a apresentação do exame para as pessoas que já se encontrarem com o esquema vacinal completo”. O novo decreto mantém a capacidade de público nesses eventos em 20%, observando todos os protocolos elaborados pela Secretaria Estadual de Saúde e pelas Secretarias Municipais de Saúde.
Quanto aos imunizantes distribuídos pela Secretaria de Saúde, são destinados a públicos variados: de um total de 169.776 doses da Pfizer, 71.496 serão direcionadas para a primeira dose na população com idade entre 12 e 17 anos; outras 98.280 são destinadas para a segunda dose na população acima de 80 anos. Nesta pauta foram acrescentadas ainda 80 doses de Butantan/Sinovac para o município de Pilar, por solicitação de ajustes da população acima de 18 anos ainda para D1. O secretário Geraldo Medeiros reforçou a estratégia do Dia “D” de vacinação contra a Covid-19 para melhorar a cobertura das doses no Estado. “Estamos iniciando o cumprimento dessa nova diretriz, que traz como referência a dose de reforço para toda a população acima de 18 anos e esperamos receber no dia D o máximo de pessoas que estejam dentro do período de vacinação, seja para a primeira, segunda ou dose de reforço, lembrando que não será necessário agendamento”, observou.
Geraldo Medeiros lembra que as definições para as festividades de final de ano serão resultado da avaliação de três fatores primordiais: ocupação de leitos, taxa de transmissibilidade do vírus e da cobertura vacinal. “Quanto mais indivíduos vacinados no Estado, maior a possibilidade de proceder com uma flexibilização responsável, que vai continuar garantindo o número de casos e de óbitos em baixa”, finalizou. Com essa remessa, a Paraíba contabiliza um total de 6.362.309 doses recebidas e 5.490.895 aplicadas no Estado, onde mais de três milhões de pessoas já receberam a primeira dose e outras 2,2 milhões receberam a segunda dose ou imunizante de dose única. Até o momento, 238.329 indivíduos receberam dose de reforço e 8.267 foram contemplados com dose adicional.