Nonato Guedes
A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) considerou importante o posicionamento da empresária Luiza Trajano em defesa da paridade de gênero na política, ao ser agraciada, ontem, na Assembleia Legislativa, com o título de “Cidadã Paraibana”. Presidente do grupo “Mulheres do Brasil” e expoente da rede de lojas de varejo Magazine Luíza no Brasil, bem como de outras empresa integradas à sua holding, Luiza ficou surpresa ao saber que na Assembleia da Paraíba, de 36 deputados, apenas seis são mulheres. Sugeriu, então, ações para que a paridade seja alcançada, admitindo que se a curto prazo é difícil chegar-se a 50% entre homens e mulheres na ocupação de mandatos eletivos, nem por isso as mulheres devem deixar de continuar tentando e lutando com esse objetivo.
– É indiscutível, sem nenhuma dúvida, a adoção de ações para que as mulheres consigam dispor de mais espaços na vida pública – enfatizou a empresária Luiza Trajano que, não obstante, negou pretensões políticas pessoais, dando a entender que essa meta não está no seu radar nem compõe o seu perfil como empresária de sucesso. “Estamos muito atrasados, com 7% de mulheres em conselhos e 12% em cadeiras políticas”, expressou Luiza Trajano, dizendo que acredita na fusão entre homens e mulheres, mas que a conjuntura ainda é de muita desigualdade, mencionando que a mulher, por exemplo, ganha cerca de 30% a menos pelo fato de ser mulher. Definiu que as ações na luta pela paridade na política devem ser diferenciadas, “e eu quero lutar por isso”.
Camila Toscano, que tem atuado na defesa das mulheres, com pautas que vão desde a prevenção à violência e à promoção de mais espaço feminino na política, disse que a luta por igualdade é diária e argumentou que a ocupação de mulheres em lugares que costumam ser de atuação masculina incentiva a conquista desses ambientes. “Luiza é, com certeza, uma inspiração para as mulheres que almejam não só ter sucesso profissionalmente, mas tocar positivamente a vida de outras pessoas. Nós somos capazes de alcançar qualquer objetivo e tenho tentado passar essa mensagem; espero em breve ver mais mulheres junto comigo, na política”, pontuou. Em 2020, Luíza Trajano possuía uma fortuna de US$ 4,9 bilhões e, neste ano, integra a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo.