Autor do Projeto que institui a implantação do Censo de Inclusão da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down no Estado da Paraíba, o deputado estadual Raniery Paulino convocou os paraibanos a participarem da Semana Estadual de Mobilização do Cadastro Estadual da Pessoa com Deficiência (Censo PcD), com a finalidade de mapear os usuários e subsidiar a implantação de políticas públicas nas diversas esferas de governo. O Censo será realizado nos dias 29 próximo a três de dezembro.
O objetivo do levantamento é o de identificar a quantidade e o perfil socioeconômico das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e com Síndrome de Down, além de realizar o mapeamento e o direcionamento de políticas públicas que atendam em plenitude aos anseios desses segmentos. “É importante que nós tenhamos consciência plena e a partir destas estatísticas para podermos dimensionar o tamanho das políticas a serem adotadas para melhorar a vida dessas pessoas com Autismo e com Down”, declarou Paulino.
O cadastro para pessoas com deficiência, que foi lançado em setembro deste ano, surgiu a partir da necessidade de dados em relação a esse segmento populacional, pois até então eram utilizadas informações com base nos dados do Censo 2010, que foi norteador para a elaboração do Cadastro. Durante toda a semana, a Funad vai mobilizar os municípios paraibanos, desde unidades de saúde, secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento, além de entidades voltadas para pessoas com deficiência e instituições ligadas ao setor. O ponto alto será na terça-feira, 30, quando será realizada uma força-tarefa no pátio da instituição, com a participação de municípios da Grande João Pessoa, da prefeitura da Capital e servidores da Funad. A intenção é cadastrar o maior número possível de pessoas com deficiência e estimular essa ação em todo o Estado. Muitos municípios já realizam o Cadastro e cada um vai escolher um dia da semana para a realização do “Dia D”.