Nonato Guedes
Por iniciativa do deputado Jeová Campos (PSB), a Assembleia Legislativa da Paraíba concederá nove medalhas “Padre Inácio de Sousa Rolim – Padre Rolim” amanhã, 26, em evento no ginásio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Carlos Queiroz, em Cajazeiras, a partir das 17h. Uma das homenageadas é a professora Carmelita Gonçalves, de 97 anos, que marcou a história de Cajazeiras com a fundação do Colégio Nossa Senhora do Carmo. No dizer do deputado Jeová, a professora Carmelita reflete a herança do Padre Rolim, o grande precursor e construtor da educação no alto sertão paraibano. Desde criança, ela teve interesse de entrar par a Ordem das Carmelitas Descalças, mas após a morte do seu pai, o rumo de sua vida foi modificado e ela ficou em Cajazeiras ajudando na criação dos seus irmãos. Ao concluir o Curso Normal em 1943, fundou nesse mesmo ano a Escola Nossa Senhora do Carmo, passando a Colégio no ano de 1986. Até hoje, é professora de Língua Portuguesa e diretora do Colégio, que se destaca no ensino da cidade.
“O Padre Rolim, na sua obstinação educacional, arregimentou jovens para lhes abrigar sob o mesmo teto e lhes transmitir as primeiras letras, marco inicial do mais importante educandário do Estado da Paraíba. Por isso, o Parlamento paraibano faz justiça quando reconhece a importância desses homens e mulheres na missão de desenvolver a Paraíba e estou extremamente feliz por ter sido o idealizador desta honraria”, comentou o deputado Jeová Campos, citando outras personalidades sertanejas que receberão a Medalha Padre Rolim, como o professor doutor Thompson Fernandes Mariz, o padre Gervásio Fernandes de Queiroga, professor Antônio Fernandes, monsenhor Agripino Ferreira, Dra Sheyla Nadjane e a Sra. Ana Costa Goldfarb. A propositura de Jeová tem como coautor o também deputado Júnior Araújo. A ALPB aprovou por unanimidade as concessões das honrarias no decorrer do ano.
As irmãs Olívia Boniatti e Regina serão homenageadas por suas funções em colégios importantes e de tradição religiosa em Cajazeiras. Além delas, outras duas mulheres receberão a Medalha Padre Rolim amanhã – elas exercem funções na Faculdade Santa Maria, de Cajazeiras. Uma será Ana Costa Goldfarb, diretora presidente da Faculdade e a outra é a doutora Sheylla Nadjane, atual diretora pedagógica da Faculdade Santa Maria e diretora da Pós-Graduação Lato Sensu da mesma instituição. “Essas homenagens constituirão um momento histórico e bonito que a Assembleia Legislativa da Paraíba irá realizar. A Assembleia faz um resgate importante na área da Educação da Paraíba. Padre Rolim tem essa marca e tantos outros e em nome dos homenageados quero convidar a todos que puderem comparecer que prestigiem essa sessão histórica e marcante”, finalizou Jeová.