O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) retoma, hoje, a votação das prévias para escolher o candidato à presidência da República com um sistema novo. O pleito foi interrompido no último domingo, 21, após pane no aplicativo que registrava os votos dos convencionais. Depois de uma semana de incertezas, a nova votação será online, das 8h às 17h. A expectativa é que o resultado seja anunciado na noite de hoje. As campanhas do ex-senador Arthur Virgílio (AM) e dos governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP) se dizem animadas e garantem que o partido sairá unido, mas, entre os tucanos, só se fala em “recolher cacos” após uam prévia bem mais tensa do que se imaginava.
O fracasso da convenção de domingo, programada para ser o grande evento tucano dos últimos anos, e a indefinição sobre o aplicativo, que envolveu a desistência da desenvolvedora original, a tentativa de duas outras empresas e até denúncia de ataque hacker, causaram um acirramento nos ânimos e os tucanos, que já estavam preocupados com os rumos do partido, agora só veem o discurso de união da boca para fora. A retomada da votação foi anunciada pelo presidente do partido, Beruno Araújo, na tarde de ontem, 26. A Executiva Nacional do PSDB passou a semana se reunindo com as campanhas e testando novos sofwtares para dar prosseguimento à votação de mais de 40 mil filiados que não conseguiram registrar suas escolhas no último fim de semana.
O pleito seguirá online, mas não será mais pelo mesmo aplicativo de domingo, desenvolvido pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O filiado deverá acessar o site de votação do PSDB, disponível a partir das 8h, da empresa BeeVote, se registrar por meio de confirmação via SMS , criar uma conta com o título de eleitor e votar. É possível salvar o comprovante de votação. Em princípio, a votação ficará aberta durante essas nove horas e só poderão votar aqueles que já tinham feito a inscrição até o dia 14 de novembro e não conseguiram votar no último domingo. Os que conseguiram registrar a escolha, seja presencialmente em Brasília, seja pelo aplicativo anterior, estão com seus votos armazenados e não precisam refazer a operação, garante a legenda. Apesar da decisão de finalizar as prévias, o clima no PSDB não está agradável. O partido se preparou durante o ano inteiro para a convenção do último domingo, que acabou vazia e sem comemoração. O impasse de quase uma semana irritou representantes das campanhas e estimulou especulações internas de que caciques tucanos estariam agindo contra ou a favor de determinadas candidaturas. O problema, que antes parecia apenas tecnológico, rapidamente se emaranhou na disputa política e o confronto entre candidaturas e versões ajudou a aumentar o clima de tensão e desunião. (Com informações do UOL)