O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), vice-presidente do Senado Federal, participou na manhã de hoje (30), representando a presidência da Casa, como palestrante, da solenidade de abertura do nonagésimo terceiro encontro nacional da Indústria da Construção, o Enic – Política & Estratégia. Na oportunidade, ele expôs sobre a importância do setor no desenvolvimento econômico e social do Brasil, principalmente no período pós-pandemia, e sobre as estratégias necessárias para estreitar os laços entre o Congresso Nacional e o setor, em 2022, favorecendo este desenvolvimento.
Veneziano, que será relator, no Senado Federal, da proposta que prorroga até 31 de dezembro de 2023 a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia, entre eles o da construção civil, afirmou que muitas sugestões oriundas deste setor podem perfeitamente ser assimiladas pelo Senado, em favor do desenvolvimento econômico do país. “Estou aqui, com o gabinete aberto, para acolher sugestões do setor da construção civil que possam qualificar o nosso relatório final”, disse o vice-presidente do Senado.
Veneziano também destacou a necessidade, que já vem defendendo de forma natural, de haver uma relação sempre mais aproximada entre as instituições públicas e os Poderes, com a sociedade civil, o que também foi destacado pelo presidente da CBIC, José Carlos Martins, em sua fala de abertura. “Na sua rápida, mas precisa mensagem, Vossa Senhoria bem salientou a necessidade de nós legislarmos nesse sentido e é o que nós defendemos, e atuamos para que isso seja cada vez mais uma realidade em nosso parlamento”. O nonagésimo terceiro encontro nacional da indústria da construção civil é o principal acontecimento da construção civil no Brasil. Ele está sendo realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, em formato híbrido, contando com mais de 500 participantes de forma presencial, em Brasília, no hotel Royal Tulip, e mais de 10 mil online, por meio da sua plataforma.
De acordo com o presidente da CBIC, José Carlos Martins, este ano o Enic acontece em dois momentos separados para atender aos setores da economia e do poder público. A primeira etapa, em outubro, ocorreu com a realização de mais de 30 palestras e 80 palestrantes. E nesta terça, com a participação do Congresso Nacional, para apresentar aos parlamentares as demandas para a retomada da economia através da indústria da construção civil, que impacta diretamente na geração de emprego e renda no país. A programação do Enic será encerrada esta semana com a solenidade de entrega do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social.