O Comitê Científico do Consórcio Nordeste elaborou um documento no qual analisa a situação da pandemia de covid-19 e recomenda a não realização do Carnaval nos Estados do Nordeste em 2022. De acordo com o grupo, as incertezas futuras em todo o mundo causadas pela desigualdade na distribuição de vacina, o negacionismo anti-vacina e o surgimento de novas cepas são os fatores que embasam a orientação do Comitê. Apesar da vacinação estar avançando no Brasil e a diminuição constante dos casos graves de covid-19, estudos revelam que os efeitos se reduzem com relativa rapidez e por isso há necessidade de dose de reforço para os idosos.
O Comitê, além de sugerir a não realização do carnaval, também orienta para a intensificação de uma vacinação com mutirões em escolas e uso de “carros de vacinas” para atingir um maior contingente de pessoas. A manutenção do uso obrigatório de máscara e exigência do passaporte da vacina em eventos com aglomeração também são indicadas no documento do Comitê. O Comitê do Consórcio também analisou a situação de cada região. Maranhão e Sergipe estão com as melhores condições e ambos os governos estão inclinados a cancelarem o carnaval. O Ceará é visto como o pior cenário e com risco alto e, portanto, não é seguro realizar eventos com aglomeração de pessoas.
Alagoas, que está com risco pandêmico baixo, ainda não registra segurança sanitária para atividades com grande número de pessoas, de acordo com a avaliação do Comitê. Por fim, a Bahia é o Estado que traz mais preocupação com a possibilidade da realização do réveillon e do carnaval. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, do DEM, já anunciou que a festa de réveillon está cancelada. Sobre o carnaval, ele afirmou que a decisão será tomada em conjunto com o governador do Estado, Rui Costa, do PT. A cantora Daniela Mercury divulgou comunicado onde revela que não irá realizar blocos de rua no carnaval. “Sinto muito em anunciar isso, mas avaliamos bem a situação e chegamos à conclusão de que o cenário é muito incerto. Já estou considerando que, na Bahia, o governo e a prefeitura não vão realizar o carnaval 2022, mesmo ainda não havendo anúncio oficial”, declarou a cantora.
A artista reconheceu a importância de seu bloco paulistano, o pipoca da Rainha, mas afirma que ele não vai mais acontecer. Em outro momento, Mercury diz que “se for mantida a liberação das autoridades sanitárias, tentaremos, na medida do possível, realizar shows e eventos durante todo o verão, sempre com limitações de público e com a exigência das duas doses de vacina”. Por último, a cantora convocou as pessoas a continuarem a se vacinar. “Continuo estimulando meus fãs e todos os brasileiros a usarem máscara. O momento ainda não é de plena tranquilidade, mesmo com as vacinas salvando milhares de vidas”, finalizou.