Nonato Guedes
Em solenidade no Palácio da Redenção, em João Pessoa, ontem, o governador João Azevêdo (Cidadania) anunciou oficialmente o cumprimento antecipado das metas do programa “Opera Paraíba”, que previa para o final de dezembro a realização de 12 mil cirurgias eletivas. A ação, que tinha por objetivo zerar a fila de espera de pessoas que aguardavam há anos por procedimentos cirúrgicos, realizou até o dia 30 de novembro 12.434 cirurgias nas especialidades ginecológica, urológica, oftalmológica, cirurgia geral, pediatria e otorrinolaringologia. Na oportunidade, o governador assegurou também a continuidade do programa que envolve vinte e dois hospitais da rede estadual e mais de mil profissionais de Saúde, beneficiando paraibanos de todos os municípios do Estado.
O “Opera Paraíba” foi lançado no final do ano de 2019 e, apesar da pandemia da Covid-19, que provocou a suspensão do programa em dois momentos em 2020 e 2021, a meta foi atingida com um mês de antecedência, realizando mais de 7.000 cirurgias apenas este ano, contemplando ainda os públicos infantil e adolescente. Na ocasião, o chefe do Executivo enalteceu a resposta efetiva do governo à demanda da população e assegurou as condições necessárias para a permanência e ampliação das cirurgias. “Nós estamos celebrando essa conquista porque, mesmo com a pandemia e a interrupção do programa em dois momentos por conta dos altos índices de internação em decorrência do coronavírus, atingimos o nosso objetivo antes do prazo previsto. Esta sera é uma ação permanente do governo, que já conta com a adesão de 222 municípios e a Paraíba não terá mais a fila da vergonha com 12 mil pessoas esperando por uma cirurgia. Nós vamos estabelecer uma continuidade natural do programa, dando às pessoas a oportunidade de realizar os procedimentos indicados pelos médicos em um curto espaço de tempo”, frisou.
João Azevêdo ressaltou ainda o compromisso da gestão de consolidar políticas de inclusão social. “Nós estamos cuidando das pessoas na saúde, na assistência social, na geração de emprego, para que o povo da Paraíba possa partilhar conquistas e vitórias, tendo acesso às riquezas produzidas em nosso Estado. Os resultados das diversas ações que implementamos demonstra a nossa capacidade de investimento e nosso trabalho de oferecer serviços humanizados e de qualidade a quem mais precisa da atenção do governo”, completou. O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, evidenciou que o envolvimento dos profissionais de Saúde foi decisivo para o sucesso do programa que traz dignidade aos cidadãos paraibanos. “Foi uma atuação vigorosa de médicos, enfermeiros e técnicos que trabalharam com afinco e compromisso social e, mesmo com sete meses de suspensão em 2020 e cinco meses em 2021, a meta foi cumprida e vamos manter o programa porque as cirurgias surgem diariamente”.