Nonato Guedes
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deplorou o ataque hacker que atingiu os sistemas do SUS – Sistema Único de Saúde, revelou que os culpados apontados pelas investigações serão exemplarmente punidos e informou que a Pasta espera reestabelecer os sistemas na próxima semana. O episódio levou o governo federal a suspender a necessidade de comprovante de imunização para viajantes que chegarem ao Brasil. O aplicativo e a página do ConecSUS, plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19, continuam fora do ar, mais de 24 horas depois do episódio.;
A invasão por parte dos hackers aconteceu na madrugada de sexta-feira, 10. O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença. O comprovante de imunização para viajantes que chegarem ao país por via aérea e, em caso de ausência do documento, a exigência de cinco dias de quarentena eram medidas que entrariam em vigor neste sábado, mas, de acordo com portaria publicada nas últimas horas, somente passarão a ter validade a partir de 18 de dezembro. Em nota oficial divulgada hoje, o Ministério da Saúde afirmou que está atuando com a máxima agilidade para restabelecer os sistemas comprometidos com o ataque causado na madrugada da sexta-feira.
“Vários sistemas já foram restaurados, e a expectativa é que os outros sistemas estejam disponíveis para a população na próxima semana”, comunicou a pasta. Foram atingidos os seguintes sistemas: e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid), Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, que tem informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país, ConecteSUS, funcionalidades como a emissão de Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento. O comprovante de vacinação é exigido em mais de 240 cidades brasileiras para acessar alguns espaços públicos e privados, segundo um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios. Dezenove capitais também demandam a apresentação do documento.