Ao prestigiar, ontem, o Primeiro Encontro Estadual de Gestores e Lideranças de Juventude na Paraíba, o governador João Azevêdo assinou um termo de cooperação do Plano Estadual de Juventude e Plano de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes, bem como o decreto que institui o Prêmio de Juventude Neto Borges. Lançou, ainda, o Dia de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes. O Encontro é uma parceria da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, por meio da Secretaria Executiva da Juventude, com o Fórum de Gestores Municipais da Juventude. O termo de cooperação envolve o Serviço Pastoral de Migrantes do Nordeste, representante da Caritas da Alemanha.
O governador, em discurso, enfatizou as ações de sua administração no fortalecimento das políticas públicas para o segmento jovem. Citou diversas ações que vão desde programas como o Primeira Chance, Bolsa Esporte, Empreender Juventude. “Ou seja, estamos implementando um conjunto de ações e ao mesmo tempo promovendo eventos como este, em que assumimos compromissos para fortalecer um segmento muito caro e muito importante”. Ressaltou, ainda, que as políticas públicas devem acompanhar a evolução dos jovens, adaptando-se aos anseios e às necessidades deles. “Nós, como gestores, temos de oferecer oportunidades aos nossos jovens. Oportunidades que devem vir de diversas formas”, frisou.
A secretária executiva da Juventude, Rafaela Camaraense, destacou o Encontro como um momento importante para o desenvolvimento de novas políticas públicas para juventudes e aprimoramento das já existentes. O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, mencionou a ampla abrangência das ações do governo do Estado em favor dos jovens e pôs em destaque as políticas públicas implementadas pela prefeitura de João Pessoa para a juventude, bem como as que são feitas em parceria com o governo estadual. O deputado estadual Jutay Meneses representou a Assembleia Legislativa e falou das ações prioritárias para o segmento. Entoou: “A população jovem precisa de mais espaço em todas as suas áreas, de políticas públicas capazes de impulsionar ainda mais a capacidade desse público”.
O presidente do Conselho Estadual de Juventude, Marcus Barão, afirmou que ao realizar o Primeiro Encontro Estadual de Gestores e Lideranças de Juventude, a Paraíba promove a articulação dos principais agentes da política de juventude do Estado. E emendou: “Essa ação é fundamental porque só através de um pacto social como esse a gente é capaz de enfrentar a complexidade, os desafios da população jovem, que é a maior da história do país”. O Prêmio de Juventude Neto Borges leva o nome do jovem assassinado em 2017 no município de Picuí aos 20 anos de idade. Será concedido a entidades e pessoas que desenvolvam ações inovadoras para fortalecer as políticas da juventude. Neto Borges tinha uma atuação marcante na luta pelas políticas públicas em prol da juventude.