O deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa, informou, hoje, que está dialogando com vários partidos para decidir sua filiação quando começar a vigorar a chamada “janela”, o que lhe possibilitará deixar os quadros do PSB. Além do “Avante”, com quem já vem se entrosando há bastante tempo, Galdino revelou articulações com líderes do DEM e PSL, que estão constituindo o União Brasil, e com o Republicanos, que, na Paraíba, tem como um dos expoentes o deputado federal Hugo Motta. Sinalizou que pretende, também, ouvir o governador João Azevêdo, inclusive, para sondá-lo se pretende continuar no “Cidadania”.
Em entrevista que concedeu ao programa “Correio Debate”, da rádio Correio Sat, Adriano Galdino reiterou seu apoio ao governo João Azevêdo e sua intenção de figurar na chapa majoritária à reeleição como candidato a vice-governador no próximo ano. Frisou, porém, mais uma vez, que não se trata de nenhuma imposição e que não faz “cavalo de batalha” em torno da pretensão de ser vice. Sua atuação é focada, conforme ele, no convencimento de colegas de militância política sobre suas credenciais para ser indicado à chapa majoritária. Em caso adverso, o deputado Adriano Galdino ressaltou que deverá concorrer à reeleição à Assembleia Legislativa.
O presidente da Casa de Epitácio Pessoa falou, também, de articulações que vem mantendo com instituições nacionais, como a Câmara dos Deputados, para discutir fórmulas de concessão de maior autonomia a Legislativos Estaduais, uma bandeira que tem empalmado desde que ascendeu à presidência da ALPB. Um dos seus interlocutores nessa matéria, como deixou claro, tem sido o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, do PP-AL. Na avaliação sobre o desempenho parlamentar este ano, Adriano Galdino destacou os avanços e pioneirismo da legislatura, com a introdução de sessões “on line” para não interromper o funcionamento em plena pandemia do novo coronavírus. A seu ver, o resultado tem sido positivo para a ALPB, tanto assim que a sistemática adotada na Paraíba foi copiada por Assembleias de Estados influentes do Brasil.
Sobre o quadro sucessório na Paraíba para o próximo ano, o deputado Adriano Galdino avaliou que considera existirem definidas, até o momento, apenas duas postulações: a do governador João Azevêdo à reeleição e a do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) que foi pré-lançado na manhã de hoje. Salientou que não há dúvidas sobre o favoritismo do governador João Azevêdo na corrida sucessória, tendo em vista que “ele tem sido firme e produtivo na ação administrativa, realizando uma gestão exitosa, que tem repercussão natural diante da crise que o Estado enfrenta, agravada pela pandemia de covid-19”.